Geral

Quais os melhores tecidos e modelos de vestidos para madrinhas de casamento?

Em casamentos pela manhã ou à tarde, a madrinha deve optar por tecidos leves, como crepe, seda, linho, microfibra e musseline. Tecidos com brilho, bordado, aplicações, cores fortes e vibrantes estão liberados para cerimônias noturnas

Ser convidada para ser madrinha e padrinho de um casamento é uma grande honra! É uma forma que os noivos têm de mostrar àquelas pessoas o quanto são importantes em sua história. E para retribuir a atenção e o carinho, os trajes desses casais – que também ficarão em evidência, seja na cerimônia ou na festa – precisam estar de acordo com o que pede a ocasião.

Para os homens não há muito para onde fugir. É investir num belo terno e gravata, e pronto! Já as mulheres-madrinhas terão de iniciar um período de escolhas: do melhor tecido para o vestido, do comprimento ideal, da cor, do modelo… Mas antes de sair procurando “o” vestido, alguns critérios devem ser considerados.

O primeiro é o horário da cerimônia. Em casamentos pela manhã ou à tarde, a madrinha deve optar por tecidos leves, como crepe, seda, linho, microfibra e musseline. Quem dá a dica é a estilista e produtora de moda Edy Lopes, que completa. “Já para cerimônias realizadas no final da tarde ou à noite, estão liberados tecidos com brilho, bordado, aplicações, cores fortes e vibrantes. Crepe, seda, organza, tafetá, renda e veludo são os mais indicados”, aconselha.

Algumas noivas gostam de escolher a cor dos vestidos das madrinhas, de olho especialmente no efeito nas fotos. Mas caso ela não determine a cor, é importante que as comadres evitem tons claros demais para não invadir o território da noiva. Edy lembra que duas cores são proibidas: o branco, que é exclusivo da noiva, e o preto, por denotar rejeição.

Vestido muito decotado, curto e sexy também devem ser evitados. Se o modelo tiver um decote nas costas, por exemplo, não deve ter uma superfenda na perna. É importante que a peça tenha um único ponto focal.

A estilista dá, ainda, uma dica valiosa para as madrinhas que estão acima do peso: aposte em vestidos com a cintura marcada ou com corte abaixo do busto para valorizar a silhueta e confeccionados com tecidos leves e fluidos. “Use modelos que valorizem os pontos fortes do corpo, que geralmente são colo e busto. Escolha vestidos com alças largas, para maior sustentação dos seios, e boleros trabalhados. Cores em tons mais escuros sempre dão aquela ‘secadinha’ na silhueta. Se optar por um modelo estampado, o fundo da peça deve ser de tom escuro”.