A fase da primeira infância – até os 6 anos -, é o momento mais propício para se desenvolver, descobrir habilidades, viver novas experiências e conhecer novos mundos por meio da imaginação. E quando esse desenvolvimento é estimulado desde cedo, as crianças têm a oportunidade de aprender muito mais. Assim, ao inseri-las em um ambiente seguro e confortável, como a escola, é possível ampliar a interação social infantil – ao integrar novos colegas e outras pessoas adultas ao convívio das crianças –, o estímulo ao desenvolvimento cognitivo, da linguagem infantil e, claro, possibilita o contato mais próximo com elementos sensoriais, como árvores, plantas, brinquedos, objetos diversos e outras crianças.
Estudo realizado pelo National Institute of Health Study, nos Estados Unidos, acompanhou mais de mil crianças, em que metade delas permaneceu em casa até os cinco anos de idade e a outra metade passou a frequentar a escola em seus anos iniciais, a partir dos 2 anos. Nos resultados desta pesquisa foi identificado que as crianças que foram matriculadas cedo na escola tiveram melhor desempenho cognitivo, além de se sentirem mais acolhidas e ouvidas, além de aproveitarem significativamente todas as melhorias que a escola proporciona para a criança.
Esse ambiente acolhedor e de desenvolvimento infantil é encontrado na Upuerê Educação Infantil, referência no ensino infantil no Espírito Santo desde 1993, onde o estímulo à construção da criança como um indivíduo é promovido todos os dias, graças à união dos educadores e pais com a intenção de aflorar a autonomia, a criatividade e demais habilidades nas crianças.
Aparecida Epichin comenta que a primeira infância, período conhecido até os 6 anos de idade, é um momento de intenso desenvolvimento e descobrimento do que é o mundo a partir dos contatos. Por isso, é um período de fértil imaginação e é ideal para que as crianças tenham oportunidade de conviver com outros pequenos e, assim, desenvolver-se juntos, com auxílio de atividades lúdicas e especialistas.
“Os anos iniciais são fundamentais para a comunicação, movimentação do corpo humano e para o crescimento infantil. É uma fase em que há construção motora, aquisição de linguagem e, principalmente, de criar habilidades sociais, que é como as crianças mais compreendem sobre o mundo, por meio dos colegas, das amizades na infância que podem se tornar duradouras e são notadas, ainda, melhoras comportamentais. Aqui, na Upuerê, as crianças são acolhidas em um ambiente que promove a descoberta, a socialização e a convivência entre elas e os educadores, mas, especialmente, entre elas e outras crianças de diversas faixa-etárias”, explica a diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.
Criatividade na infância e o papel da escola neste processo
Pesquisa conduzida por psicólogos da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, revelou que a criatividade estimulada desde a infância está diretamente ligada ao bem-estar na fase adulta. Mais de 650 pessoas participaram do estudo e reportaram o tempo gasto em atividades criativas e quais os efeitos positivos dessa prática. Foi possível concluir que pessoas que se empenham em processos criativos têm um aumento do bem-estar e, consequentemente, maior criatividade para as outras atividades a serem exercidas.
Na pesquisa citada, foi concluído, ainda, que a criatividade não é um dom nato, mas uma habilidade desenvolvida. Ela pode ser explorada em três formas: primitiva, que representa a criatividade espontânea; secundária, envolvida em trabalhos de conhecimento; e a interativa que é a junção do espontâneo ao trabalho mental. Nesse cenário, o ambiente escolar beneficia o crescimento de uma criança mais criativa e desempenha papel fundamental para a sua evolução pessoal e profissional. Processo de criação fluido, determinadas condutas exercidas com lógica, aprendizado rápido, melhor comunicação, entendimento de regras, aceitação e inclusão a grupos da sociedade são alguns dos benefícios do estímulo da criatividade na infância.
Quais os pontos positivos em matricular as crianças na educação infantil?
Aparecida afirma que o momento ideal para matricular as crianças engloba a primeira infância, pois quanto mais cedo elas forem matriculadas na escola, melhor será para o desenvolvimento infantil. Já que o contato com pessoas além dos familiares pode estimular, por exemplo, a prática de compartilhamento de brinquedos, que faz com que os pequenos se sintam seguros o suficiente para expressar seus sentimentos de formas variadas.
“A infância é o momento em que as crianças começam a descobrir que elas podem comunicar seus sentimentos da maneira que preferirem, começam a fazer amizades, compreendem que alguns objetos são de uso coletivo, não individual, e se desenvolvem a partir de estímulos que nossos educadores oferecem, mas, principalmente, a partir do contato com as outras crianças. Por isso, é preciso matriculá-las em uma instituição em que haja espaço para ampliar os horizontes, a imaginação, promover a interação com crianças de diferentes faixas etárias e que haja espaço para que elas brinquem em grupo”, esclarece Aparecida.
Além desses pontos, a profissional reforça que as crianças apresentam melhoras em seu desenvolvimento socioemocional a partir do convívio escolar, o que pode afetar, para melhor, o crescimento e o bem-estar emocional ao longo de outras fases da vida, como a adolescência e a fase adulta. “A interação social entre crianças de diferentes faixas etárias, por exemplo, pode auxiliar na compreensão emocional acerca dos desafios e da resolução de conflitos, e compreender melhor os sentimentos antes de expressá-los”, exemplifica a diretora pedagógica.
O acolhimento afetivo na primeira infância na Upuerê
A educação infantil é essencial para as nossas crianças, e poder contribuir para a criação e o desenvolvimento de habilidades e competências para o futuro infantil é o nosso propósito. Por isso, aqui, na Upuerê, valorizamos a rotina familiar, as necessidades de cada criança e, claro, o crescimento saudável delas com práticas diárias que colaboram com a formação de indivíduos que saibam criar e se relacionar, e não apenas repetir.
Para a coordenadora pedagógica Priscila Garcia, o acolhimento acontece por meio da união entre família e escola que, juntas, promovem a formação das crianças. “Quando há a participação efetiva dos responsáveis na vida escolar, há um sentimento de maior apoio, o que motiva mais as crianças e as deixa mais seguras para aprender. Como esta é a principal ocupação dos pequenos, é comum a busca por aprovação da família e a vontade de compartilhar essas experiências. É importante reservar um tempo para conversar com os filhos e acompanhar a rotina escolar”.
Como saber qual escola infantil escolher?
Priscila sugere que, em busca de escolher a melhor escola para as crianças, pais e responsáveis devem visitar o máximo de instituições especialistas em educação infantil possível, com o intuito de conhecer o ambiente, os educadores que a compõem e, claro, observar o plano pedagógico, com foco em compreender como o ensino é promovido e como o conhecimento será compartilhado com as crianças. “É preciso ter em mente, ainda, que a escola deve ser um local de acolhimento afetivo e seguro para as crianças”, detalha.
Por isso, a fim de contribuir com o desenvolvimento das potencialidades físicas e psíquicas das crianças, nós, da Upuerê, priorizamos o contato com a natureza em nosso plano pedagógico como fator fundamental para o aprendizado, para compartilhar crescimento e para formar vínculos sociais, afetivos e éticos, a partir da convivência entre as crianças.
Nossa estrutura conta com uma área ampla e aberta de 3.000 m², além de sala de sono (com educadores que ficam à disposição das crianças), segurança, pátio arborizado com árvores frutíferas, educadores qualificados e especializados em cuidado infantil, piscina aquecida, quadra coberta, salas de aula amplas e climatizadas, salas digitais (a partir do Grupo 3 até o Grupo 5), ateliê para artes, banheiros adaptados às necessidades das crianças, cozinhas, refeitórios, solários, biblioteca e amplo auditório.
Agende uma visita e conheça mais sobre a escola inovadora e criativa, que é referência no ensino infantil capixaba e que integra a natureza em sua metodologia de ensino: https://www.upuere.com.br.