Há mais de um ano, os moradores de Vila Bethânia, em Viana, e São Francisco, em Cariacica, estão sem ligação entre os bairros, cortado pelo Rio Formate. A ponte que liga os locais está interditada desde agosto de 2021.
O local passou por obras. A antiga ponte que existia foi completamente destruída e uma nova ligação, reforçada e ampliada, foi construída. A nova ponte já está pronta, mas ainda sem sinais de ser liberada para o tráfego de veículos.
Nas chuvas do início de dezembro, vários acessos ao bairro Vila Bethânia estavam interditados por conta de alagamentos. Uma das únicas opções seria justamente a ponte, que não está liberada.
Atualmente, apenas ciclistas e pedestres podem passar pelo local, que está interditado com blocos de concreto. No entanto, motociclistas também conseguem passar pelo local, mesmo não sendo permitido.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Sem a possibilidade de passar pela ponte, quem segue de Cariacica e quer chegar ao bairro Vila Bethânia, precisa dirigir por mais tempo, fazendo retorno próximo à entrada de Marcílio de Noronha ou passando pela Rodovia Centro Sul.
Quando será liberado?
A obra da ponte é de responsabilidade do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). Procurado pela reportagem, o órgão informou que a obra já está pronta, mas os acessos à ponte ainda estão em andamento.
As vias de acesso à ponte fazem parte das obras de construção da BR-447, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que informou que a previsão para liberação do trecho é para abril de 2023.
“Estamos aguardando a liberação da concessionária da ferrovia, pois a obra intercepta uma via-férrea”, informou o DNIT.