Geral

Quarta etapa do Inquérito Sorológico começa na segunda-feira. Veja os municípios!

Serão aplicados testes rápidos nas pessoas sorteadas, cujo resultado sai em cerca de 15 minutos. Testagem em massa segue até a próxima quarta-feira

Foto: TV Vitória

Começa na próxima segunda-feira (22) a quarta fase do Inquérito Sorológico, promovido pelo governo do Estado. As testagens serão feitas até quarta-feira (24) em 19 municípios capixabas. Serão aplicados testes rápidos nas pessoas sorteadas, cujo resultado sai em cerca de 15 minutos.

“É uma estratégia de testagem em massa para fazer uma investigação científica, capaz de projetar estatisticamente qual é o comportamento da pandemia da covid-19 no Estado do Espírito Santo”, definiu o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. 

Os municípios onde o Inquérito Sorológico será realizado são: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

Os testes serão feitos por técnicos da área da saúde, devidamente identificados e com equipamentos de proteção individual. “Quero pedir à população que for receber esses trabalhadores, que os receba com muita hospitalidade, com muita atenção, porque nós estamos aqui para reconhecer como a pandemia se comporta em nosso estado e quais são as melhores estratégias para salvar vidas”, destacou Nésio Fernandes.

“Ao total, serão quase 32 mil testes realizados em domicílios na população para poder investigar o covid-19 no Estado do Espírito Santo”, completou o secretário.

Terceira etapa

A terceira etapa do Inquérito Sorológico foi realizada entre os dias 8 e 10 deste mês, nos mesmos 19 municípios capixabas. Nessa fase, o estudo estimou que 295.773 pessoas já entraram em contato com o novo coronavírus no estado.

Nessa fase do levantamento, 6.349 pessoas foram testadas. A pesquisa apontou uma incidência de 7,36% da população infectada.

A estimativa populacional mais que triplicou comparada aos resultados da primeira etapa do Inquérito Sorológico, realizada entre os dias 13 e 15 de maio, que apontou a prevalência de 2,1% da população infectada e uma estimativa 84.391 pessoas no Estado. Na segunda etapa a prevalência foi de 5,1% com uma estimativa 206.559 pessoas.