Geral

Quarto e banheiro integrados. A tendência do momento

Da suíte master ao quarto de bebê. A proposta de conjugar quarto e banheiro é apontada como forte tendência em arquitetura, vista em todas as suítes da 24ª CasaCor ES.

Foto: Giovanna Gonçalves
Suíte do Casal totalmente integrada. A arquiteta Isabele Mello eliminou todas as pardes. 

Que a integração dos ambientes é uma forte tendência, que veio para ficar e ficou, disso a gente sabe. Unificar cozinha, sala e varanda para ampliar os espaços e proporcionar maior interação e comunicação entre os membros da família, já se tornou um dos pedidos mais realizados nos projetos de arquitetura.

Mas a grande novidade da vez, que está surpreendendo os visitantes na CasaCor ES 2019 é a integração de ambientes da área íntima da casa: conjugar quarto e o banheiro. Isso mesmo!

A tendência, que é vista em cenários de filmes e novelas, já é realidade aqui no Espírito Santo. Na suíte da Casa Urbana, projetada por Sergio Paulo Rabello, o arquiteto dispensou o uso de portas e uniu parte do banheiro com o quarto. O elemento chave dessa integração foi a banheira.

Foto: Divulgação
Suíte do casal da Casa Urbana. Sergio Paulo Rabello deixou parte da banheira à mostra e dividiu a ´area do chuveiro com vidro.

“Para usar essa tendência, a suíte tem que ser realmente muito privativa. É uma forma bacana de divertimento, cumplicidade e intimidade entre o casal. Mas o principal ponto dessa integração é resolver o dreno. Tem que projetar de uma forma muito inteligente para essa água não invadir o quarto. Caso contrário, a banheira não será funcional e se tornará um elefante branco”. disse o arquiteto. 

Foto: Divulgação
Quarto do bebê integrado com o banheiro. A arquiteta Lorena Nunes usou apenas meia divisória de vidro. 

Essa integração pode ser feita de diversas formas e não se restringe apenas à suíte do casal. No quarto do bebê, ao invés de paredes, Lorena Nunes utilizou uma faixa de vidro como divisórias, mas com a transparência e leveza que o material proporciona.

” A ideia de conjugar o banheiro com o quarto traz funcionalidade e amplia o espaço. No caso da suíte do bebê, essa integração facilita até mesmo a rotina da mãe com a criança, para dar banho, trocar de roupa, colocar no berço… “, explicou a arquiteta. 

Já no Quarto do Casal, projetado por Isabele Melo na CasaCor ES 2019, a arquiteta ousou e integrou totalmente os espaços. Chuveiro, banheira e pia, fazem parte da decoração do quarto. Como marcação dos ambientes, a arquiteta criou propositalmente um ressalto na área molhada, o que também proporcionou a altura correta para a penteadeira.

“Banheiros integrados ao quarto permitem uma sensação de amplitude. Além disso, integrar ambientes garante um charme extra aos espaços. Mas sem dúvidas, a procura deste conceito é sempre vinda de casais com perfil mais jovem, organizados e que tenham um padrão de intimidade maior.”

Estão aí detalhes extremamente importantes ao integrar o quarto ao banheiro: a privacidade e a organização do casal. Na CasaCor ES a arquiteta projetou uma divisória de madeira separando o vaso sanitário do quarto, mas mesmo que exista um grau maior de intimidade, a profissional recomenda artifícios para esse momento mais reservado. “Vale lembrar que, apesar da integração do sanitário na CasaCor, em geral, na vida real, é feito uma cabine onde permite maior privacidade.”

A Casa Cor Espírito Santo está repleta de inspirações dessa tendência que já caiu no gosto dos profissionais de arquitetura e decoração! Vale a pena conferir!

Serviço:


CasaCor ES

Local: Clube Ítalo Brasileiro – Ilha do Boi / Vitória

Data: até 17 de novembro]

Hora: das 15h às 21horas 

Leia também:

Banheiras de imersão: mergulhe nessa tendência

Pedras brutas ganham força na decoração

Tintas com efeitos especiais são “protagonistas” na CasaCor ES

Do fundo do mar para a Casa Cor ES

Livre, leve e solta! As tradicionais camas com cabeceira estão de volta

Roberta Salgueiro

Apresentadora

Amante da culinária, Roberta Salgueiro é apresentadora do programa Fala ES, na TV Vitória.

Amante da culinária, Roberta Salgueiro é apresentadora do programa Fala ES, na TV Vitória.