
Oito radares instalados ao longo da BR 101, no município da Serra, estão desligados. Segundo a Eco 101, concessionária que administra a rodovia, o motivo é a falta de energização dos equipamentos.
De acordo a Eco 101, de um total de 20 radares, 12 estão em funcionamento, já os outros oito estariam aguardando apenas que a EDP faça a energização deles. À reportagem, a EDP informou que está verificando o caso.
Enquanto os equipamentos não são ativados, os flagrantes de excesso de velocidade não param e o risco de acidentes só aumenta. Para Wilys Lyra, superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Estado (PRF/ES), a falta dos equipamentos atrapalha e muito a questão da prevenção.
Já no caso relacionado aos 46 radares que eram operados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), publicou, no último mês de janeiro, uma resolução, ratificando o parecer técnico emitido em julho de 2017, o qual desobriga a concessionária de operar esses equipamentos, repassados a Eco 101 e que eram de responsabilidade do DNIT.
A Eco 101 informou que aguarda uma nova manifestação da ANTT em relação a essa questão.