O Ministério da Educação divulgou, na tarde desta segunda-feira (23), o número de estudantes inscritos para participar do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro. Segundo dados do MEC, 185.963 capixabas participarão do processo, desde que façam o pagamento da taxa até a próxima quarta-feira (25).
As inscrições tiveram início no dia 9 de maio e terminaram na última sexta-feira (20). A data da prova foi alterada em função das eleições municipais, que ocorrem em 2 e 30 de outubro (primeiro e segundo turnos). Neste ano, todos os candidatos passarão por teste biométrico, para evitar fraudes.
Em todo o país, 9,27 milhões de pessoas se inscreveram para participar da seleção, 9,42% a mais do que no Enem do ano passado. Segundo os dados divulgados pelo ministro Mendonça Filho, a maioria dos inscritos são mulheres (57,37%) e se declarou preto ou pardo (59%).
Um aplicativo para celulares conterá todas as informações necessárias aos participantes ao longo das etapas do exame, além da possibilidade de acompanhamento da inscrição. O app também será usado pelo MEC para o envio, aos inscritos, de informações como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.
Oportunidades
A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Em abril, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiu aderir ao Sisu como forma de ingresso de estudantes em 98 dos 101 cursos de graduação da universidade.
A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.