Uma operação do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), que começou na última segunda-feira (17) e vai até a próxima sexta-feira (21) constatou que 25% das balanças verificadas foram reprovadas, 23,5% das botijas se encontravam abaixo do peso indicado e 18% apresentavam características que poderiam afetar a segurança do consumidor. O número ainda pode subir.
A Operação Especial Riverside é realizada pelo órgão com foco na fiscalização de empresas distribuidoras e pontos de venda de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Espírito Santo.
Três gerências técnicas do Ipem-ES, de Instrumentos, Pré-medidos e Qualidade de Produtos, atuam em conjunto nesta operação, para verificar e fiscalizar as balanças utilizadas pelas empresas, o peso, a tara, o estado de conservação e a certificação dos recipientes transportáveis para as botijas de gás.
As empresas que apresentaram irregularidades foram notificadas e poderão ser autuadas, com multas que vão de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Ao final da operação, os resultados serão apresentados no site oficial do Ipem-ES.
Em nota, o Ipem-ES informou que a divulgação das empresas notificadas ou multadas só pode ser feita após a conclusão do processo administrativo, já que é garantido direito de defesa, nesse caso.