Uma fiscalização terminou com 28 estabelecimentos comerciais fechados, na avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, Cariacica, na manhã desta terça-feira (5). Além disso, uma loja em obras foi fechada e o proprietário notificado e multado.
A ação foi realizada em conjunto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e a Polícia Militar. O objetivo foi orientar e notificar comerciantes e ambulantes que não estão obedecendo a determinação do decreto do Governo do Estado que restringe o funcionamento do comércio considerado não essencial.
De acordo com o coordenador de Fiscalização de Posturas, Douglas Feitosa, tudo foi feito com muito diálogo. “É inevitável não ter conflito, mas conseguimos fazer o nosso trabalho, pois com diálogo tudo se resolve. Sempre tem um ou outro que resiste, mas as pessoas precisam compreender que o trabalho da prefeitura é para o bem delas”, pontua.
Durante a ação, cartazes com orientações e medidas de prevenção ao coronavírus foram colados ao longo da Expedito Garcia, um dos principais pontos comerciais do município.
A prefeitura ressalta que, ao ser flagrado funcionando irregularmente, o estabelecimento é fechado, havendo reincidência o comerciante é notificado, havendo insistência no funcionamento é aplicada multa no valor de R$ 1,5 mil.
A população pode fazer denúncias pelo telefone 0800 283 9255, de segunda a sexta-feira, das 12h às 6h e pela Ouvidoria 162, das 12h às 17h.
Filas
Outra preocupação, no que diz respeito a aglomerações, são as constantes filas formadas por pessoas em busca do benefício do Governo Federal em frente às agências da Caixa Econômica Federal.
Preocupada com essa situação, a Prefeitura de Cariacica está disponibilizando, a partir desta quarta-feira (6), uma equipe da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes), para ajudar a orientar as pessoas a manterem o distanciamento de um metro uma das outras.