Geral

Quase 300 toneladas de lixo devem ser retiradas de mangues e praias de Vitória nesta semana

O mutirão teve início nesta segunda-feira (16), em comemoração ao dia do gari

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Vitória é uma ilha cercada de belezas que encanta moradores e visitantes que buscam conhecer a Capital do Espírito Santo. Porém, aqueles que a conhecem mais de perto, sabem que por trás de tantos encantos e de sua vegetação, há lixos descartados de maneira incorreta. 

Durante esta semana, a equipe de garis da prefeitura de Vitória pretende recolher quase 300 toneladas de lixo nas áreas de manguezais e praias da cidade. A ação acontece em homenagem ao Dia do Gari, que foi celebrado na segunda-feira (16).

LEIA TAMBÉM: Parque Moscoso completa 110 anos com programação especial. Confira!

Nesta terça-feira (17), as equipes estarão concentradas na orla do bairro Andorinhas, próximo à Ponte de Passagem. Segundo o Secretário de Serviços Urbanos, Leonardo Amorim, o trabalho de limpeza acontece ao longo da semana. 

“Foi iniciada a grande ação de limpeza, em todos os manguezais e Baía de Vitória. Estamos com um cronograma que vai até sábado (21). Hoje (segunda-feira) estamos na Ponte da passagem, e em seguida, vamos para outros pontos da cidade. Para ser feito esse serviço, existe uma logística para atender todo litoral do Estado, respeitando os horários da maré e o momento de baixa, que facilita a limpeza do local”, disse o secretário. 

De acordo com Leonardo, todos que quiserem participar da limpeza estão convidados. Neste sábado (21), data que termina a ação, as equipes estarão distribuídas em toda cidade, acompanhadas de diversos grupos de voluntários como 40 mergulhadores, 50 jet skis, canoas e caiaques. A limpeza geral vai acontecer em ilhas, mangues e áreas profundas do mar. 

Móveis e siringas são retirados no primeiro dia 

No 1º dia do mutirão, os trabalhadores, realizaram a coleta de lixos em orlas e manguezais da Capital. Pneus, garrafas pet, móveis e até seringas usadas, foram retiradas. No ano passado, foram encontradas quase 200 toneladas de lixo, e este ano a prefeitura estima que a quantidade seja ainda maior. 

Leia também: Servidores do ES terão feriadão no próximo final de semana

Quem lida diariamente com as com o despejo incorreto de resíduos, sabe o quão é difícil  realizar essa ação de limpeza. Lindomar Teodoro dos Santos, trabalha como Gari, e pede para a população descarte seu lixo de maneira correta. 

“É necessário que não acontecesse esse tipo de descartes de lixo na Baía de Vitória, pois, isso prejudica o meio ambiente. É preciso que todos tenham também essa compreensão nos bairros, colocando o lixo nos horários corretos para que o caminhão posso fazer o recolhimento”, disse. 

Para onde vai o lixo recolhido em Vitória? 

Foto: Reprodução TV Vitória

Em 2021, das 80 milhões de toneladas de resíduos coletadas no Brasil, só 3% foram recicladas. Quando o lixo é jogado no lugar certo, e em seguida recolhido, todos os resíduos percorrem um longo caminho. A viagem começa no caminhão coletor que passa nas ruas de diversos bairros capixabas. 

A primeira parada é a unidade de transbordo, que fica no bairro Resistência, em Vitória. Depois da pesagem, segue até este galpão, onde o conteúdo é transferido para uma caçamba, que, dependendo do tamanho, comporta entre 25 a 35 toneladas. 

Após cheia, a caçamba é coberta por uma lona, que também passa pela pesagem, e continua o caminho rumo ao descarte correto. O destino final é o aterro sanitário, que fica em Cariacica. O local recebe lixo domiciliar, rejeitos da construção civil e resíduos químicos.

Para que o processo de coleta, separação e descarte do lixo seja mais eficiente, é necessário que todos façamos a nossa parte. A natureza e os garis agradecem.

*Com informações do repórteres Alex Pandini e Gabriel Cavalini, da TV Vitória/Record TV