Na primeira semana de atuação das barreiras sanitárias de Cariacica, quase 5.850 mil pessoas tiveram a temperatura aferida pelos agentes da Vigilância Sanitária. Duas apresentaram febre e receberam orientações.
As barreiras estão localizadas em Campo Grande, na entrada da avenida Expedito Garcia, e em Itacibá, próximo ao Ifes. Estes são pontos estratégicos nas regiões de grande circulação de pessoas.
De acordo com gerente de Vigilância em Saúde, Ana Cristina Duarte, o objetivo da ação é ajudar a identificar casos de coronavírus e combater a disseminação da doença no Estado.
“A gente tem conseguido fazer uma abordagem em grande escala. Contamos com o apoio da Guarda de Trânsito e da população no combate à pandemia”, explica.
Nos 3.652 veículos abordados ao longo da semana, 5.849 pessoas tiveram a temperatura aferida. Duas registraram temperatura superior a 37,8ºC e receberam orientações. “As pessoas que apresentam temperatura febril, são orientadas a procurar os serviços de saúde e receber um atendimento médico”, disse.
Na mobilização, além da temperatura, os motoristas e passageiros preenchem um questionário. Após esse protocolo, eles podem seguir viagem. As abordagens acontecem de segunda a sexta, das 7h às 11 horas da manhã, e das 15h às 18 horas da tarde. Aos sábados, o horário de atuação dos agentes é de 7h às 11 horas da manhã. De acordo com a prefeitura, essas ações não tem prazo para acabar.
Segundo dados da Secretária Estadual de Saúde, divulgados no Painel Covid, até esta quinta-feira (14), Cariacica registrava 34 mortes pelo novo coronavírus e 798 casos confirmados da doença.
*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Vitor Moreno.