Geral

Quase 700 pessoas vivem nas ruas nos municípios da Grande Vitória

Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra oferecem serviços de acompanhamento e retorno a casa os andarilhos; grupo é formado por capixabas e imigrantes de outros estados brasileiros

Programa com moradores de rua em Vitória faz contato e dá auxilio para a volta ao lar Foto: Divulgação/Prefeitura

O chão como cama e o céu como teto. Assim é a vida de muitas pessoas que vivem nas ruas da Grande Vitória. Juntos, os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra contabilizam 673 moradores de rua. O grupo é formado por capixabas e imigrantes de outros estados brasileiros.

Em Vitória, atualmente existem cerca de 100 andarilhos. Esse número já foi 86% maior há dois anos. No início de 2013, quando foi implantado no município o programa “Onde anda você?”, existiam 732 pessoas vivendo embaixo de pontes e marquises da cidade. O projeto cadastra, aborda e oferece serviços médico e psicológico às pessoas, além de encaminhar os transeuntes para casa, dentro ou fora do Estado.

Em Vila Velha a Secretaria municipal de Assistência Social registrou 223 moradores, 97 que não possuíam cadastro no Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), espaço de atendimento social que oferece acolhida e apoio, visando a inserção social e o resgate da autonomia dessas pessoas. 

Cariacica contabiliza aproximadamente 230 pessoas vivendo nas ruas. Segundo a Secretaria municipal de Desenvolvimento Social, a situação se agrava no verão, quando pessoas de cidades do interior do Espírito Santo ou até de outros estados migram para a região metropolitana de Vitória. Assistentes sociais trabalham fazendo abordagem diariamente negociam o retorno das pessoas em situação de rua aos seus lares ou ao acolhimento no abrigo municipal, localizado em Vila Merlo. 

Já a Secretaria municipal de Assistência Social da Serra estima que existam nas ruas da cidade 120 pessoas; aproximadamente 70 são atendidas pelo Centro Pop e as demais já foram atendidas pela equipe de abordagem social.