Geral

Quase metade dos motoristas dirigiram após beber em bares da Grande Vitória no último ano

Dentre os entrevistados do sexo masculino, 61% já dirigiu depois de beber, enquanto entre as mulheres o número ficou em 37%

Foto: Divulgação / Pexel

Um levantamento realizado pelo Capitão da Polícia Militar, Isaac Rubim, apontou que frequentadores de bares noturnos, situados nos municípios de Cariacica, Serra, Vila Vela e Vitória, têm o habito de dirigir após consumir bebidas alcoólicas. De acordo com o capitão da PM,  quase metade dos 384 entrevistados assumiram a ação incorreta, nos últimos 12 meses.

Além disso, a pesquisa revela também que, dentre os entrevistados do sexo masculino, 61% já dirigiu depois de beber, enquanto entre as mulheres o número ficou em 37%.

Segundo o capitão Rubim, os entrevistados foram questionados se pretendiam beber e dirigir na noite da entrevista. E 23% dos condutores afirmaram que consumiriam álcool e voltariam para casa dirigindo. Já, outros 40% declararam que não dirigiriam sob o efeito de álcool na ocasião, por estarem de carona, a pé ou de transporte alternativo, porém não viam problema algum em conduzir um veículo estando alcoolizado.  que evidenciou uma média de que mais de 60% dos entrevistados, mais da metade deles, assumiria facilmente o risco de dirigir, mesmo tendo consumido álcool.

Para o militar, o outro número que chamou atenção, refere-se a faixa etária dos motoristas dispostos a dirigir após a ingestão de álcool. De acordo com ele, 16% dos jovens, entre 18 e 24 anos, assumiram que cometeriam tal ato na noite da entrevista, no entanto, entre o público adulto, com 60 anos ou mais, esse número acabou ainda maior, indo para 33%.

O capitão da PM acredita, que os dados evidenciam um cenário preocupante para a segurança no trânsito, uma vez que a associação do consumo de álcool e direção é um dos principais promotores de acidentes de trânsito em todo o mundo.