Geral

Quase um ano após a queda, reconstrução da Ponte da Madalena segue sem previsão

Segundo moradores e pescadores, a economia do local foi prejudicada devido a redução do movimento no local

Foto: TV Vitória

Quase um ano após queda da Ponte da Madalena, na Barra do Jucu, em Vila Velha, a situação no local ainda é a mesma. Os moradores reclamam que a economia local ficou prejudicada, pois o movimento diminuiu.

A ponte caiu em dezembro de 2017, por conta das fortes chuvas que atingiram a região. Logo após a queda, a prefeitura do município disse que abriria, com urgência, uma licitação para a reforma da ponte. No entanto, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade da reconstrução da obra.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Barra do Jucu, Denivaldo Falcão, com a queda do movimento de pedestres e ciclistas, a economia do local foi prejudicada. “Essa ponte recebia muitos ciclistas. Passavam, em média, 400 ciclistas por final de semana. Hoje eles passam pela Rodovia do Sol. Quando eles passavam por aqui, movimentavam a economia do local, o que não acontece mais”, disse.

Segundo os moradores, além de ser um ponto turístico e histórico, a ponte era um canal para o abastecimento de restaurantes da região, pois facilitava o acesso de barcos ao local.

Um dos pescadores que utilizava a ponte também foi prejudicado. Ele afirma que colaborava no monitoramento do canal, mas após a queda, ficou complicado. “A passagem era mais tranquila. Eu, por exemplo, ia de duas a três vezes por dia, ia na Barra e eu ajudava no monitoramento. Sempre que o rio estava para fechar, eu avisava a prefeitura e eles abriam o canal. Hoje não tem como passar mais. O ir e vir aqui não tenho mais”, relatou.

A Prefeitura Municipal de Vila Velha informou que a reconstrução da Ponte da Madalena está sob responsabilidade do Governo do Estado. A Secretaria de Agricultura do Espírito Santo (Seag) informou que duas reuniões foram realizadas com a comunidade no mês de outubro. No segundo encontro, segundo a secretaria, foi apresentado o projeto do que vai ser a nova Ponte da Madalena. No entanto, por se tratar de uma área de proteção ambiental, ficou decidido que será aguardado o funcionamento do Conselho do Parque Municipal de Jacaranema. Segundo os moradores, atualmente, o conselho está desativado.

História

A Ponte da Madalena foi construída em 1896 e tem o nome em homenagem à Banda de Congo da Barra do Jucu, que ficou famosa pela música “Madalena do Jucu”, do cantor e compositor Martinho da Vila.

Ela passou por um processo de restauração em 2015 e se tornou o portão de entrada da Reservada Ecológica de Jacarenema, que guarda uma rica diversidade de vegetação nativa do Espírito Santo.