Geral

Quatro cidades da Grande Vitória em risco alto para deslizamento de terra

A informação é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e consta no boletim da Defesa Civil emitido no final da tarde desta terça-feira

Foto: Rodrigo Araújo / Folha Vitória

A Defesa Civil Estadual divulgou no final da tarde desta terça-feira (2), um novo boletim detalhando informações sobre as fortes chuvas que atingem o Espírito Santo.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), quatro cidades da Grande Vitória possuem risco alto para deslizamento de terra. São elas: Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória.

Ainda segundo o boletim, a Serra foi o município que registrou o maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas (148.38 mm). Aracruz (135.26 mm), Fundão (134.81 mm), Santa Maria de Jetibá (111.54 mm) e Ecoporanga (98.14 mm) ficam logo atrás.

Chuva deixa estragos no ES

A chuva que atinge o Espírito Santo desde a última sexta-feira (29) já deixou estragos em pelo menos oito municípios.

Nesta segunda-feira (1º), parte do um muro de um imóvel com uma obra irregular desabou no bairro Laranjeiras Velha, na Serra. No bairro Nova Carapina I, um imóvel apresentou rachaduras. Parte da calçada da avenida Industrial, no bairro Cidade Continental, também foi danificada com a erosão provocada pela água das chuvas. No bairro Praia da Baleia foram registrados pontos de alagamento.

Em Barra de São Francisco há registros de diversas árvores caídas nas localidades de Córregos do São José, Córrego Boa Sorte, Córrego Rio do Campo, Córrego Rico. Uma casa foi atingida por um barranco. Os moradores precisaram ir para a casa de familiares.

Em Santa Maria de Jetibá, a rodovia 264 ficou totalmente obstruída na altura do bairro Vilados Italianos. A prefeitura já realizou a desobstrução parcial. No Centro da cidade, ruas ficaram alagadas. A água invadiu comércios e residências.

No domingo (31), São Mateus registrou pontos de alagamento em Guriri, nas ruas Nova Venécia e Barra de São Francisco, e na avenida Governador Eurico Vieira de Rezende.

Em Água Doce do Norte um muro caiu no bairro Bela Vista. Um deslizamento de terra interditou a pista que dá acesso ao bairro Vila Nelita. A via já foi liberada.

Também no domingo, um muro desabou em uma rua do bairro Mucuri, em Cariacica. No sábado (30), foram registrados deslizamentos nos bairro Aparecida e Santana. O muro de uma casa caiu no bairro Vale dos Reis e outro imóvel perdeu parte do telhado no bairro Presidente Médici.

Leia também

>> Rodovia no Sul do ES é interditada após fortes chuvas

>> Muro cede e família é orientada a sair de casa em caso de chuva forte em Vila Velha

>> Inmet emite novo alerta de perigo para municípios do ES. Veja a lista!

>> Defesa Civil emite alerta máximo devido à chuva no ES

Em Viana, o nível do rio Santo Agostinho subiu na manhã do último sábado e alagou algumas residência do bairro Viana Sede. Também no sábado, um deslizamento de talude foi registrado no bairro Vila Nova.

Na sexta-feira (29), parte da laje de um prédio desabou em Linhares. Por segurança, os moradores foram orientados a deixar o imóvel. Após avaliação de um profissional habilitado do município, as pessoas puderem voltar para casa.