As obras de reconstrução da Ponte da Madalena, na Barra do Jucu, em Vila Velha, continuam apenas no papel. A ponte, que liga a reserva de Jacarenema à Barra do Jucu, caiu há exatamente 4 meses, em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo e, desde então, não há previsão para início das obras.
Um dia após o acidente, técnicos do Governo do Estado e da Prefeitura de Vila Velha realizaram uma vistoria no local. Na ocasião, o secretário da Agricultura, Octaciano Neto reforçou que o compromisso assumido pelo governo de reconstruir a ponte e afirmou que o trabalho começaria no dia seguinte.
“A partir de amanhã (05 de dezembro) os técnicos da prefeitura e do governo começarão a trabalhar em conjunto para traçar as ações que serão feitas. O governador Paulo Hartung já assinou o compromisso de refazer a ponte que é histórica no ponto de vista ambiental e histórico”, disse Octaciano.
Apesar da declaração, nada foi feito. Um mês após a visita, a Secretaria de Agricultura (Seag) informou que havia começado um estudo para a contratação do projeto de reconstrução da ponte e a situação ainda é a mesma. Por meio de nota, a Seag informou nesta terça-feira (3) que está analisando a forma de contratação do projeto de engenharia da nova ponte.
Para o ambientalista e morador da Barra do Jucu, Eduardo Pignaton, o turismo da região ficou prejudicado e a sensação da comunidade é de abandono.
“Isso não altera tanto para a comunidade, mas altera para o paisagismo. Ela ajudava muito o turismo e tinha utilidade também para os pescadores e moradores que gostavam de passear por lá. A comunidade se sente muito abandonada, porque até agora não apresentaram solução”, contou.
Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Vila Velha informou que a reconstrução da Ponte da Madalena está sob responsabilidade do Governo do Estado. Em dezembro, a Prefeitura de Vila Velha enviou uma proposta de projeto para a reestruturação do acesso. A prefeitura informou ainda que a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Projetos e Obras está à disposição das comunidades envolvidas e para eventuais intervenções, caso haja solicitação.
História
A Ponte da Madalena foi construída em 1896 e tem o nome em homenagem à Banda de Congo da Barra do Jucu, que ficou famosa pela música “Madalena do Jucu”, do cantor e compositor Martinho da Vila.
Ela passou por um processo de restauração em 2015 e se tornou o portão de entrada da Reservada Ecológica de Jacarenema, que guarda uma rica diversidade de vegetação nativa do Espírito Santo.