Quatro tartarugas foram encontradas mortas por nadadores na manhã de terça-feira (27) na Praia da Costa, em Vila Velha. Os animais estavam com redes amarradas às barbatanas.
De acordo com o grupo que encontrou as tartarugas, outras já foram achadas na mesma situação este ano. Além disso, outras pessoas que frequentam a praia relataram que já presenciaram a mesma cena outras vezes.
O Projeto de Monitoramento de Praias foi acionado para recolher e analisar a causa das mortes.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A médica veterinária do projeto Tamar/Icmbio, Cecília Batisttote, garante que as redes de pesca são as principais causa de mortes dos animais e que o problema afeta todo o ecossistema marinho.
“As tartarugas mortas são da espécie verde. Elas nascem em ilhas oceânicas e na juventude vêm para a costa em busca de algas para se alimentar. A morte desses animais pode impactar todo o ecossistema marinho”, exprimiu a médica.
A empresa responsável pelo monitoramento das praias foi acionada para que houvesse um posicionamento sobre o ocorrido, mas não houve retorno até a publicação da reportagem.
Em nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que trata-se de uma área de marinha. Ao flagrar animais marítimos presos em redes de pesca, a população pode acionar a polícia ambiental ou órgãos ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
As denúncias podem ser feitas anonimamente por meio da Linha Verde, a ouvidoria do Ibama, pelo telefone 0800 61 8080, que atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h; pelo site; ou presencialmente, na unidade do Ibama mais próxima.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder da TV Vitória/Record TV