Geral

Que tal ganhar um novo amiguinho? Neste sábado terá feira de adoção em Vitória!

No evento, será possível conhecer e adotar o "Guerreiro", um cachorro que andava pelas ruas de Vitória e foi recolhido pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental

Feira promove a guarda responsável dos animais Foto: Divulgação/Prefeitura/ Yuri Barichivich

As pessoas podem fazer a diferença adotando um novo amiguinho você não acha?. Neste sábado (26), elas terão mais uma oportunidade de garantir um novo lar para os bichinhos, durante a Feira de Adoção de Cães e Gatos, na praça dos Namorados, na Praia do Canto, das 9 às 13 horas. 

No evento, será possível conhecer e adotar o “Guerreiro”, um cachorro que andava pelas ruas de Vitória e foi recolhido pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) com uma das pernas necrosada. A equipe amputou o membro e deu a ele uma nova chance de vida. Hoje, o cão está saudável e apto para ser adotado.

O intuito é promover a guarda responsável desse e de outros animais, como a cachorra “Gaia”, que também vagava pelas ruas, e a Jubileu, uma linda gata que foi atropelada e teve parte da sua cauda amputada.

“Cada animalzinho tem a sua história, e todos eles foram recolhidos das ruas em situações específicas”, disse a médica veterinária do CVSA Renata Silva. “Temos a Vitória, o Chitãozinho e Xororó, que são dois filhotinhos de pelos negros, a cadela Biba e, ainda, os lindos filhotinhos da Minnie, de pelos caramelos”.

Recolhimento

O Centro de Vigilância faz o recolhimento de cães e gatos quando são atropelados, quando estão doentes em estado de sofrimento nas ruas, quando estão agressivos e passam a agredir pessoas ou outros animais – neste caso, domiciliados ou soltos nas ruas – ou, ainda, quando há fêmeas no cio em vias.

Os animais disponíveis para a adoção estão castrados, vacinados e vermifugados. Os interessados em adotá-los devem ser maiores de 18 anos e portar documento de identidade e comprovante de residência.

Durante a ação, o CVSA realizará vacinação contra a raiva e também oferecerá orientações médico-veterinárias sobre como cuidar melhor do seu animal e proteger a saúde da sua família e da população.