Geral

Quer adotar um bichinho? Vá à feira de adoção em Jardim da Penha neste sábado!

Os interessados em adotar um animalzinho devem ser maiores de 18 anos e portar documento de identidade e comprovante de residência. Todos os animais estão castrados

Cães de diferentes raças poderão ser adotados durante a feira Foto: Yuri Barichivich/Prefeitura de Vitória

Quer adotar o seu amigo fiel? Então aproveite que neste sábado (25) terá Feira de Adoção de Cães e Gatos, na praça Wolghano Neto, em Jardim da Penha, próximo ao supermercado Carone. O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) vai disponibilizar, das 8 às 13 horas, animais adultos e filhotes de várias raças que estão sob sua guarda.

Os interessados em adotar um animalzinho devem ser maiores de 18 anos e portar documento de identidade e comprovante de residência. Todos os animais estão castrados, vermifugados e vacinados.

A Feira de Adoção tem o objetivo de estimular e promover a guarda responsável. Além disso, tem papel importante na divulgação das ações de prevenção de zoonoses e outros agravos, saúde e bem-estar animal.

Pessoas recebem orientações sobre os cuidados com os animais Foto: Yuri Barichivich/Prefeitura de Vitória

Raiva

Durante a ação, o CVSA realizará vacinação contra a raiva e também oferecerá orientações para os responsáveis pelos cães e gatos sobre como cuidar melhor do seu animalzinho e proteger a saúde da sua família e da população.

Recolhimento

O CVSA somente recolhe animais de acordo com critérios técnicos e em respeito à legislação vigente, no caso, aqueles animais soltos e sem supervisão considerados como de risco à saúde e à segurança da população, após avaliação prévia da equipe. “É comum encontrarmos nas ruas de Vitória cães vítimas de abandono que, quando situados em um contexto de risco à saúde pública, são recolhidos pelo Centro”, explicou a coordenadora do CVSA, Clara Alvarenga.

Ela completou: “Assim, entendemos que a promoção da guarda responsável e a orientação aos responsáveis pelos animais são os principais instrumentos para a redução do problema de abandono no município e, consequentemente, promover o controle de zoonoses e outros agravos causados por animais”.