Geral

Quero ser mãe! Confira os cuidados necessários antes da gravidez

Algumas vitaminas, como o ácido fólico, devem ser consumidas pelo menos três meses antes da fecundação. Esse nutriente é encontrado em vegetais de folhas verde-escuras, frutas e grãos

O nutriente ácido fólico é encontrado em vegetais de folhas verde-escuras, frutas e grãos – Foto: Divulgação

Você decidiu ser mãe e vai ao seu ginecologista/obstetra para receber as recomendações necessárias. Uma das primeiras que ele vai lhe dizer é a seguinte: comece a ingerir ácido fólico! A vitamina é muito importante para a formação ideal do tubo neural do bebê e evita falhas no desenvolvimento do cérebro e medula espinhal, além de diminuir os riscos de a criança nascer com problemas cardíacos.

O ácido fólico deve começar a ser consumida no mínimo três meses antes do início da gestação. “Consumir essa vitamina antes da gravidez é importante porque cria uma reserva no organismo que pode ser usada pelo corpo para evitar má formação no bebê. No momento em que a mulher decide ter filhos, ela deve conversar com o ginecologista para começar a ingerir ácido fólico e deverá continuar nos primeiros três meses da gravidez”, explica a doutora em genética e professora da Emescam Flávia Errera.

Flávia é uma das coordenadoras do Projeto Caracterização Clínica e Epidemiológica de Anomalias Congênitas, que buscou conhecer quantas grávidas faziam uso correto do ácido fólico. A pesquisa descobriu que apenas 5% das gestantes consumiram a vitamina antes da fecundação. 

O nutriente ácido fólico é encontrado em vegetais de folhas verde-escuras, frutas e grãos, mas não em quantidade suficiente para garantir que a coluna do bebê se desenvolva corretamente, por isso é importante conversar com o médico sobre o aumento do consumo da vitamina. Flávia destaca que ela pode ser encontrada em comprimidos na farmácia, mas a quantidade deve ser definida pelo especialista que acompanha a gestação.