Dias de sol intenso são convidativos para um passeio na praia e, com o verão, a Prefeitura de Vitória está incentivando os comerciantes dos sete novos quiosques da praia de Camburi, em Vitória e dos 17 quiosques da Curva da Jurema a prestar o melhor atendimento possível aos clientes, tendo em vista a vocação turística da capital.
Como o verão prossegue até 20 de março, serão três meses de atividades intensas na orla. O verão de 2015 vai ser diferente e ainda mais atraente, com quiosques bem estruturados, localizados ao longo das praias, com cozinha semelhante à de restaurantes e barzinhos, com a oferta de variados cardápios e bebidas.
Os pratos saborosos com peixes, como o tradicional peroá frito, são servidos em todos os quiosques da praia de Camburi. Os preços variam de um local para outro, dependendo dos acompanhamentos. Por exemplo, o peroá simples pode custar R$ 45, mas chega a R$ 89,00 se for servido com arroz, farofa, vinagrete, banana frita, batatas fritas e camarão.
Turistas do Rio de Janeiro, Wanderson Trajano Machado e Júlio César Domingos estavam de passagem por Vitória, de onde partiram para Natal (RN). Eles resolveram parar no quiosque 1 da orla de Camburi para saborear a moqueca capixaba.
“Demos uma volta pelo calçadão e o aroma da comida desse quiosque nos chamou a atenção. Fomos até o final e voltamos para pedir a moqueca de badejo, que por sinal, está uma delícia”, disse Júlio, enquanto degustava.
Outros pratos principais dos cardápios são o camarão à paulista, camarão ao alho e óleo, espaguete com frutos do mar, carne de sol com aipim e bobó de camarão. Agora é possível degustar também lagosta, paella, crepes, sanduíches de salmão defumado e comida oriental.
Padrão de qualidade dos quiosques
Atualmente, o turista que vem apreciar as belezas naturais de Vitória pode conferir a expansão do padrão de qualidade dos quiosques. “O estímulo dado pela Prefeitura foi baseado em cursos de incentivo ao empreendedorismo, como também investimento em infraestrutura. Nosso objetivo é que Vitória seja reconhecida internacionalmente”, destacou o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória, André Gomyde Porto.
“Recomendamos higiene e boa atenção. Estamos satisfeitos por cumprir a meta de entregar os sete quiosques em 2014 e, agora, estamos em ajustes finos para garantir uma dinâmica maior que nos anos anteriores”, disse Gomyde.
Ele ressaltou ainda que o cardápio variado objetiva democratizar esse espaço público que é a praia, onde pessoas de gostos variados podem encontrar diversos pratos durante seus passeios pelas praias de Camburi e da Curva da Jurema.