Geral

'Quis ser doula para cuidar de pessoas', afirma fisioterapeuta

Um dos pontos destacados pela profissional é a hora de ir para a maternidade, neste momento, em que há grande preocupação com a covid-19

Foto: Reprodução / Instagram

A maternidade é uma fase muito especial para as mulheres e toda ajuda é muito importante e bem-vinda. E se no momento do nascimento da criança, a mulher tiver a ajuda de ótimos profissionais é ainda melhor. Entre eles destacam-se as doulas, que estão ao lado dos pais e que deixam a fase ainda mais humanizada.  

O assunto foi tema de uma live da digital influencer Karol Tristão no Instagram do jornal online Folha Vitória, na noite dessa quarta-feira (29). Durante o bate-papo, a doula Carol Silveira deu dicas para as gestantes. 

Um dos pontos destacados por Carol Silveira, que é doula há 11 anos, fisioterapeuta, pós-graduada em Saúde da Mulher e mãe de três crianças, é a hora de ir para a maternidade, neste momento, em que há grande preocupação com a covid-19. 

“A gestante precisa entrar em acordo com o seu obstetra para ele dizer ‘eu quero te ver em determinada fase’. Com o novo coronavírus, uma das implicações é que ela vá para o hospital o mais perto possível do bebê nascer que a mãe e o bebê fiquem pouco tempo na maternidade”, explicou Carol Silveira. 

A doula lembra que decidiu atuar nessa área após descobrir que o parto pode ser respeitoso e tranquilo. “Quis ser doula para cuidar de pessoas. Nessa área, auxiliamos muito antes e durante o nascimento da criança. Uma doula ajuda, por exemplo, na contagem das contrações, o que acalma a gestante”.  

Para Carol Silveira, o apoio familiar e de amigos também é essencial para as mães nesta fase da vida. “Percebemos que quanto mais informada a pessoa está, mais ela consegue ajudar no processo”, afirmou. 

À espera

Karol Tristão e o marido Alexandre Carvalho, superintendente de conteúdo da Rede Vitória, estão na contagem regressiva para a chegada do primeiro filho, prevista para junho. Ela, que se dedicava ao blog Noivas Capixabas, agora também compartilha a rotina de grávida no Mamães de Primeira. 

Segundo a digital influencer, conversas como a da live são essenciais num momento em que as futuras mamães estão procurando informações e apoio.

“Muitas gestantes estão desesperadas em meio a tantas informações e mudanças. Nosso objetivo, além de falar sobre as questões da maternidade que já surgiam antes, é também tirar as dúvidas que surgiram agora, no período da pandemia. Diversas mudanças aconteceram nas maternidades…as fotos estão proibidas, por exemplo, as visitas suspensas e há limitação no número de acompanhantes, sem mencionar a questão do isolamento nos hospitais”, disse Karol.