Um forte temporal que atingiu a localidade de Airituba, no distrito de Palmital, zona rural de São José do Calçado, na tarde da última terça-feira (3), causou destruição e deixou casas destelhadas. Acompanhada de raios e vento forte, a tempestade ocorreu por volta das 17h30.
Segundo informações de moradores da comunidade, a força do vento arrancou árvores e destelhou várias casas, além de provocar a queda de energia em vários pontos da localidade. Os moradores relatam que chegaram a ficar uma hora sem energia elétrica.
“Foram 30 minutos de temporal. O vento era muito forte. Ficamos com medo, por que parecia que não iria passar lá. Logo quando começaram, os raios e trovoadas também assustaram e a energia acabou por causa dos fios elétricos que foram atingidos por árvores que caíram. Foram momentos de terror”, comenta o lavrador José Antônio de Souza.
Já na sede do município, a chuva ocorreu por volta das 18 horas e também causou destruição. Uma residência, localizada próximo ao cemitério, foi atingida com a queda de uma árvore. Os moradores estavam no interior do imóvel no momento, mas não sofreram ferimentos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local para retirar a árvore.
Previsão
Na tarde da última terça-feira (3), o município de Venda Nova do Imigrante e o distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins, foram atingidos por uma chuva de granizo.
Nesta quarta-feira (4), o Sistema Meteorológico do Incaper prevê que uma massa de ar seco e quente deixará o dia com sol e poucas nuvens sobre a maior parte do Espírito Santo. Ainda assim, no sul da região serrana e na região sul, exceto no litoral, áreas de instabilidade provocam pancadas isoladas de chuva com trovoadas, a partir da tarde.