Principal shopping do Espírito Santo, o Shopping Vitória concentra as melhores opções em lazer, serviços e compras. Possui mais de 400 operações e recebe cerca de 800 mil pessoas por mês. Em 2024 conquistou a certificação ISO 27.001, tornando-se o primeiro shopping center do mundo a adotar rigorosos padrões de segurança da informação e privacidade dos dados.
O mall também investiu na construção do primeiro hub de carregamento de carros elétricos com energia solar do estado. O serviço é ofertado no Estacionamento Parque, inaugurado neste ano com 300 vagas para carros e motos.
À frente do Shopping Vitória está Raphael Brotto, eleito líder empresarial na categoria Shopping Center. Conheça mais essa liderança na entrevista a seguir.
Neste ano, Líder Empresarial tem como tema “Honrar o legado”. Que legado você já recebeu em sua vida? Por quem ele foi deixado? É um legado que te orgulha? Por quê?
O maior legado da minha vida é, sem dúvida, a formação moral e a educação que recebi dos meus pais. Essa base sólida foi essencial para o meu crescimento pessoal e profissional, me tornando uma pessoa capaz de ouvir, refletir, tomar decisões equilibradas e viver com propósito. Acredito que estabelecer metas, tanto pessoais quanto profissionais, é fundamental para o nosso desenvolvimento. Elas nos impulsionam a inovar, não desistir, ter resiliência e fé na vida.
E qual legado você gostaria de deixar, seja para no campo profissional, pessoal ou para a sociedade?
Gostaria de ser lembrado por contribuir para a criação de um ambiente empresarial inovador, sempre à frente do seu tempo, capaz de se reinventar diante de cada desafio. No campo pessoal, espero ser admirado pela minha família como alguém que construiu uma trajetória pautada pela ética, integridade e respeito. Para a sociedade, meu legado seria o de um profissional comprometido com o fortalecimento da nossa região, sempre buscando impactar positivamente as comunidades ao redor e contribuir para um futuro mais próspero e justo.
Qual é, na sua avaliação, o papel do líder para a construção de legados e futuros? O que o líder deve se esforçar para construir?
O líder é um agente importante de transformação. Precisa ter a capacidade de construir pontes, liderar pessoas e motivá-las a assumir desafios e compromissos. Para isso, é necessário estar atento às demandas da sociedade, que hoje busca se relacionar com empresas, marcas, serviços e produtos que agregam valor, como a sustentabilidade, a ética dos negócios e uma forte responsabilidade social. Falando de futuro, acredito que contribuir com o debate e o desenvolvimento de uma gestão empresarial cada vez mais ecoeficiente, com integridade e cidadania seja, de fato, um legado para se orgulhar. Isso seria uma realização pessoal e profissional.
A que você atribui sua liderança, que foi reconhecida por líderes de outras organizações? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles?
Acredito que esse reconhecimento é fruto de um trabalho desenvolvido em equipe. Juntos formamos um time imbatível, com muitas entregas e resultados que são perceptíveis pelo mercado. Temos uma empresa recordista em premiações, sendo o shopping mais lembrado pelo público capixaba. Somos pioneiros em muitas ações, como a recente conquista da certificação ISO 27.001, que posicionou o Shopping Vitória como primeiro shopping center do mundo a obter o selo de padrão global de segurança e privacidade da informação. Também investimos em clima organizacional, mantendo o selo GPTW há seis anos. Na área da sustentabilidade, temos importantes indicadores socioambientais que garantem a ecoeficiência na gestão de recursos naturais e apoio a mais de 20 projetos sociais. Reunimos todas as ações de meio ambiente, social e governança na Revista SV Sustentabilidade.
Inteligência artificial, ESG, inclusão, diversidade… Qual o papel da liderança na construção de estratégias e decisões no que se refere a essas novas realidades, demandas e expectativas do mercado?
Mais do que apenas divulgar a agenda ESG, falar de inclusão e diversidade, é preciso fazer o dever de casa. O desafio da liderança é desenvolver uma cultura organizacional que seja acolhedora, livre de preconceitos, valorizando a potência de cada ser humano. Isso também se aplica à questão da sustentabilidade, criando diretrizes consolidadas que guiam investimentos e políticas que assegurem uma gestão empresarial comprometida com o meio ambiente, a governança e o bem-estar social. Quando falamos em inteligência artificial, estamos falando de ética. A própria conquista da ISO 27.001 reforça a atenção do shopping para o uso inteligente deste recurso tecnológico no dia a dia da empresa.
Em poucas palavras, ser um líder que honra o legado é:
É ser alguém com sensibilidade para liderar pessoas, extraindo o melhor delas para um projeto coletivo que transforma realidades. Acredito muito no papel social das empresas que geram muito mais que riquezas. São fontes de inspiração, conexão, onde construímos sonhos, nos superamos e evoluímos como seres humanos. O trabalho dignifica, e hoje a dignidade está em fazer bem-feito, com muito orgulho, responsabilidade social e afetiva, preocupando-se com o futuro da sociedade.