Após o anúncio do Governo Federal de suspender a realização de concursos em 2016, o governo do Espírito Santo afirma que também está avaliando a manutenção de concursos que seriam realizados até 2018.
De acordo com a Secretaria Estadual de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o Governo do Estado autorizou apenas o concurso da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), na área do magistério, com 1.178 vagas, devido à carência de profissionais efetivos em alguns municípios.
A Seger explicou que o planejamento estratégico do governo há previsão de realização de concursos, principalmente em áreas estratégicas, mas o Governo está estudando a questão por causa do cenário econômico do Brasil e do comportamento da receita do Estado.
Concursos federais mantidos
De acordo com o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, os concursos aprovados em 2015 serão mantidos e devem acontecer nos prazos previstos como no caso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP); Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).