O recadastramento biométrico obrigatório no município de Cachoeiro de Itapemirim segue até o dia 29 de novembro. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 9h às 18h, na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, no bairro Amarelo.
Os eleitores devem levar um documento oficial, título de eleitor (se tiver) e comprovante de residência recente. O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude. Mesmo quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – deve fazer o cadastramento caso deseje votar nas próximas eleições.
Ultrapassado o prazo para o comparecimento do eleitorado, serão canceladas as inscrições correspondentes aos títulos que não forem apresentados à revisão. Além disso, não votar nem justificar ausência podem resultar em uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.
Além de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina já deu início ao procedimento e em outubro será a vez de Piúma, a partir do dia 9, e Marataízes, a partir do dia 16. No Espírito Santo, 1.344.044 dos eleitores (48,73%) já fizeram a biometria. 38 municípios do estado foram revisados em sua totalidade.