O número de reclamações na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por causa de queda de internet teve um aumento de cerca de 30% no Espírito Santo nos primeiros meses deste ano. Há relatos de quem até perdeu reunião de trabalho por causa disso. O que muitos não sabem, no entanto, é que a queda constante de sinal pode gerar até processos na Justiça contra as empresas.
O jornalista Fábio Andrade, que trabalha em casa e depende da internet, constantemente se depara com a mensagem de queda na conexão. Na tentativa de solucionar o problema, ele já tem o hábito de fazer algumas coisas de casa mesmo, como reiniciar o roteador, por exemplo. Mas quando a internet volta, nem sempre a velocidade é a esperada. “Eu tenho 35 megas contratados e o resultado do teste deu que entrega 11.3, que é, basicamente, um terço do contrato”, afirmou, logo após fazer um teste.
Fábio conta que já perdeu até uma reunião de trabalho porque estava sem internet. “Eu consegui participar dos primeiros 20 minutos da reunião e minha internet caiu. Daí eu fiquei o restante do tempo avisando que estava tentando voltar e não consegui. Isso é grave. Eu trabalho com redes sociais, então a internet é uma necessidade permanente”, relatou.
De acordo com o advogado especializado em direito do consumidor, Raphael Câmara, as empresas podem ser responsabilizadas pelas quedas de sinal. “O consumidor pode perder até a oportunidade de emprego e renda em razão do corte de internet ou de sinal. Por isso, são possíveis ações judiciais para indenização de danos morais e materiais, caso o consumidor tenha prejuízos materiais com a queda”, explica.
De acordo com dados da Anatel, o número de reclamações sobre o serviço de internet banda larga cresceu neste ano. Enquanto em janeiro e fevereiro foram menos de 300 reclamações, em março foram 411 no Espírito Santo. Um aumento de cerca de 30%.
No Procon Estadual, também são muitas reclamações. “Um aumento de 100% de pessoas nos procurando. Tínhamos, em média, 13 atendimentos por mês e estamos passando para 22, sabendo que estamos entrando no quinto mês do ano”, disse o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde.
Em casa, algumas medidas simples podem melhorar a qualidade da internet, como explica o especialista em Tecnologia Eduardo Pinheiro. “A primeira coisa a fazer é verificar a localização do roteador. Ele influencia diretamente na qualidade do sinal que os dispositivos recebem. Não esqueça de reiniciá-lo com frequência, pois o roteador funcionando por semanas de forma ininterrupta, ele pode ter perda de performance. Também proteja sua rede com uma senha forte e segura para evitar que vizinhos possa acessar, indevidamente, sua conexão”, orienta.
Se nada resolver, nem após entrar em contato com a empresa, o cliente deve fazer uma denúncia. “Ele tem duas vias administrativas: procurar a Anatel ou o Procon municipal ou estadual. Temos um grau de resolutividade de mais de 80%. Não resolvendo, a empresa pode ser multada”, aconselhou o diretor-presidente do Procon-ES.
*Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/Record TV