O Carnaval de 2024 bateu recorde de recusas aos testes de embriaguez no Espírito Santo, com 724 flagrantes, 80% dos casos, ou 578, ocorreram somente no município de São Mateus. Ao todo, foram realizadas 1.578 verificações de testes de bafômetro.
No ano passado, foram registrados 237 flagrantes em São Mateus, o que configura um aumento de mais de 205% de casos registrados no município durante o carnaval de 2024.
As abordagens foram realizadas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Além dos testes do bafômetro, de acordo com o levantamento do BPTran, foram abordados 3.128 condutores para outras medidas de combate à embriaguez ao volante, número 8% maior do que o do carnaval de 2023.
Também segundo a BPTran, foram confeccionados 1.524 autos de infração, contra 1.433 no ano passado, o que representa um aumento de 6%.
Durante o período de festas, foram registradas quatro mortes em estradas capixabas.
De acordo com o comandante da BPTran, tenente-coronel Leonardo Nunes Barreto, os números da operação foram expressivos.
“Foram resultados expressivos que nos motivam a buscar outras ações dessa natureza. Parabenizo, portanto, os militares e os servidores civis que, apesar das dificuldades de horário, empenharam-se em salvar vidas”, disse.
De acordo com a BPTran, também foram registrados 60 condutores sem habilitação, 61 condutores falando ao celular e 97 flagrantes pelo não uso do cinto de segurança.
O que acontece se eu me recusar a fazer o teste do bafômetro?
Condutores que não realizarem o teste do bafômetro não estão imunes a penalidades. O responsável do BPTRAN informa que quem se recusa a fazer o exame é punido com, no mínimo, as mesmas penalidades de quem dirige até o limite de 0,33%.
O motorista que não fizer o teste terá a carteira de habilitação suspensa pelo período de 12 meses, além do pagamento de multa. Ele também deve apresentar um condutor habilitado para retirar o veículo do local.
Caso o condutor apresente sinais claros de embriaguez, também vai arcar com as penalidades criminais e será conduzido à delegacia.
Leia Também: VÍDEO | Cerimonialista morre em acidente no dia do aniversário no Sul do ES