Geral

Rede de pesca ilegal é apreendida durante operação náutica na na baía de Vitória

A fiscalização ocorreu na área conhecida como baía das Tartarugas

Foto: Reprodução/Semmam

Uma rede de espera, com aproximadamente 300 metros, foi aprendida na Curva da Jurema, em Vitória, na noite desta sexta-feira (26), durante a operação náutica realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semman). A fiscalização na área conhecida como baía das Tartarugas contou com apoio da Capitania dos Portos. 

A ação conjunta contou ainda com o o trabalho do Grupo de Combate à Pesca Ilegal (Gecopi), que realiza ações de fiscalização permanente nas baías do Espírito Santo e em unidades de conservação. O grupo é formado pela Semmam, Capitania dos Portos, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Delegacia de Crimes Ambientais e Ibama.

De acordo com a gerente de Fiscalização da Semmam, Priscila Ligia Alvarino, o dono da rede foi identificado e será autuado por fazer uso de uma rede ilegal. Segundo a lei 9.077/17, quem for flagrado pescando com qualquer tipo de rede na Baía do Espírito Santo, na Baía de Vitória, na Estação Ecológica Ilha do Lameirão e na Área de Proteção Ambiental Baía das Tartarugas terá todo o material apreendido, pagará multas, que podem variar de R$ 700,00 a R$ 100 mil e ainda responderá a processo por crime ambiental.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.