Geral

Rede de saúde estadual prevê realização de consulta e exames no mesmo local

A primeira unidade a entrar em funcionamento, previsto para março de 2017, será a Cuidar Norte, em Nova Venécia, com capacidade para ofertar até 244 mil procedimentos por ano

Secretário de Saúde explicou como funcionará o atendimento à saúde integrado Foto: Divulgação/Governo

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (20), um novo modelo de atendimento integral à saúde: a Rede Cuidar, um modelo de atendimento que prevê, entre outros benefícios, a redução do tempo de espera e a realização de consulta e exames no mesmo local.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a Rede Cuidar vai ampliar a oferta de consultas e exames e integrar as equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região. 

 “Hoje estamos colocando de pé uma importante inovação na contraprestação de serviços na área da saúde pública. Estamos desafiados a inovar na área da gestão pública, fazendo ajustes dentro do nosso orçamento para avançar nas ações necessárias e inovadoras como esta. Além disso, essa agenda é um conjunto de esforço dos municípios e do Governo do Estado para mudar a vida das pessoas para melhor”, disse o governador Paulo HArtung.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, explicou que o cidadão será atendido mais próximo de sua casa, evitando assim longos deslocamentos. “Estamos levando o serviço para próximo das residências das pessoas, descentralizando o atendimento. Milhares de pessoas vêm a Região Metropolitana para acessar serviços de saúde, e com o funcionamento dessas Unidades, esses serviços serão oferecidos no interior, proporcionando mais qualidade de vida às pessoas”.

Primeira unidade

A primeira Unidade de Cuidado Integral à Saúde a entrar em funcionamento, previsto para março de 2017, será a Cuidar Norte, em Nova Venécia. A unidade terá capacidade para ofertar até 244 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados para os usuários do SUS encaminhados pelos municípios, via sistema de regulação, disponibilizando 15 diferentes especialidades médicas e cerca de 120 diferentes tipos de consultas e exames especializados.

Serão ofertadas consultas em oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia/oncologia, otorrinolaringologia, cardiologia, angiologia, ortopedia, nefrologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, proctologia, pediatria, urologia e endocrinologia. A Unidade também contará com assistente social, psicólogo, farmacêutico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e educador físico. 

Entre os exames especializados estão radiografia, mamografia, exames cardiovasculares, ultrassonografia e endoscopia. A Cuidar Norte também conta com sala de assistência farmacêutica, sala para administração de medicamentos e sala de pequenas cirurgias e curativos.

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.