Entre as redes municipais de ensino do Espírito Santo, a de Cachoeiro de Itapemirim foi a que mais conquistou medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2019. Foram 36, além de 239 menções de medalhas de prata e bronze.
A secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens, parabenizou a conquista dos estudantes e reforçou a importância do resultado para a continuidade do processo educacional no município.
“Na rede municipal de educação, são 275 alunos medalhistas e isso comprova que estamos no caminho certo. É importante ressaltar que esse resultado é fruto do trabalho de toda equipe escolar, que se esforça para que esses estudantes tenham, cada vez mais, uma melhor qualidade de ensino”, salienta.
A secretária aproveitou, ainda, para ressaltar a relevância da participação familiar no fomento da educação. “Escola e família formam uma parceria fundamental para uma estrutura exitosa do ensino-aprendizagem”, completa.
“Estudei bastante, me preparei, com a ajuda dos meus professores e, também, do meu pai. Quero participar de outras olimpíadas porque gosto muito de matemática”, relata Renan Grillo Mendes Júnior, do 4º ano, que também foi ouro na competição.
Olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, nível A, foi realizada por meio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida pelo Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Com os objetivos de estimular e promover o estudo da matemática, a OBMEP visa identificar jovens talentos para o incentivo destes, no ingresso em universidades de ciência e tecnologia.