A Rede Vitória inaugurou nesta terça-feira (26) a nova redação do Centro Integrado de Jornalismo. O investimento foi de R$ 3,5 milhões e inclui, além da modernização do espaço onde os profissionais da TV Vitória e do Folha Vitória trabalham, a expansão do sinal digital da emissora, que a partir de abril fica disponível nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Marataízes, Piúma, Anchieta, Colatina e Linhares.
A inauguração contou com a presença de representantes do Governo do Estado e do prefeito de Vitória, Luciano Rezende. O presidente da Rede Vitória, Américo Buaiz Filho, destacou que, mesmo com a recessão dos últimos quatro anos no país, o Grupo Buaiz não hesitou em investir no jornalismo.
“Esse é o tipo de investimento que não dá para calcular a dimensão dos resultados. Investir no jornalismo é algo que precisa ser feito sempre. A TV Vitória conta com sete horas e meia de programação regional todos os dias e não é à toa que fomos eleitos tantas vezes como a melhor TV regional do país”, afirma.
O vice-presidente da empresa, Fernando Machado, ressaltou a antecipação do investimento para ampliar o sinal digital da TV Vitória para outros municípios do Espírito Santo e comparou o momento da emissora com sua inauguração, em 1984. “Desde aquela época, quando ainda estávamos com a TV Manchete, já se tinha esse conceito de cumprir à risca esse papel regional. Ter essas sete horas e meia de programação local é um desafio constante. Por isso, o Américo e a sua família vêm se sensibilizando em antecipar esses investimentos de ampliação do sinal digital, já que o desligamento do sinal analógico só será em 2023”, conta.
Rezende: “A democracia não existe sem a imprensa”
Durante a cerimônia, o prefeito da capital elogiou a nova estrutura e falou da importância do papel da imprensa para a democracia no país. “Na minha equipe eu cobro transparência e pratico a filosofia de não questionar pautas. Muitas vezes nós, governantes, somos ‘espremidos’ e questionados pelos repórteres. Às vezes temos que trabalhar muito para responder. Mas esse é um papel que cabe a vocês, junto com a articulação que vocês fazem com a comunidade. A democracia não existe sem a imprensa. As redes sociais têm um papel importante também, mas não substituem o jornalismo”, discursou Luciano.
Representando o governador Renato Casagrande, que estava em uma agenda em Brasília, a secretária estadual de Comunicação, Flávia Mignoni, também prestigiou a nova redação e os jornalistas da emissora. “Queria parabenizar toda a equipe e agradecer pelo trabalho que fazem pelo Espírito Santo, mesmo nos dando tanto trabalho muitas vezes. Olhando para essa nova estrutura, fico até assustada e imaginando que vão nos dar mais trabalho ainda”, brincou.
Dom Décio: “Nunca tivemos tanto acesso à informação e nunca sentimos tanta falta dela”
O bispo emérito da Diocese de Colatina, Dom Décio Zandonade, também estava entre os convidados da cerimônia de inauguração e abençoou a nova redação. “Fico feliz de ver uma empresa capixaba crescendo, ainda mais de um segmento tão importante para a sociedade, como é a comunicação. Vivemos em uma época em que nunca tivemos tanto acesso à informação e ao mesmo tempo nunca tivemos tanta falta dela e de nos comunicar melhor”, falou.
Números
A inauguração da nova redação marcou também os bons resultados dos veículos da rede em 2019. Enquanto a TV Vitória registrou um crescimento de 14% na audiência, de 2017 para 2018, o Folha Vitória, só nos primeiros dois meses de 2019, teve um crescimento de 37% no número de pageviews. A Jovem Pan também celebrou bons resultados com um aumento de mais de 20% da audiência no trimestre passado.
“Estou há 34 anos aqui e fico feliz por ver os investimentos acontecendo e tendo resultados. Em 2014, começamos o processo de digitalização e construímos uma nova sede comercial. Em 2018 fizemos essa reforma na redação para dar mais conforto aos profissionais. Com esse ambiente mais adequado, podemos produzir mais e com mais qualidade”, avalia o diretor executivo Geraldo Vimercati.
“Para mim, tudo isso é o fruto de uma empresa que acredita no jornalismo e sabe que ele é fundamental em um regime democrático. Essa reestruturação mostra que a Rede Vitória vem se adaptando aos novos tempos”, analisa o superintendente de conteúdo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho.