Geral

Redes sociais podem ser usadas como prova em processos na justiça

Porém, vale lembrar que há diferença entre algo que se diz pelo Whatsapp do que o que se divulga no Facebook, por exemplo.

Um post ofensivo ou preconceituoso, por exemplo, pode ser usado como prova em uma ação judicial, diz o advogado Foto: ​Divulgação

Em tempos em que as redes sociais são mais do que uma forma de manter contato com pessoas, mas um verdadeiro diário do dia a dia de cada um, essas plataformas se transformaram também em fonte de prova para processos judiciais.

Segundo o advogado Márcio Gonçalves, há casos em que as provas extraídas de redes sociais foram utilizadas para esclarecer fatos importantes na justiça. Porém, vale lembrar que há diferença entre algo que se diz pelo Whatsapp do que o que se divulga no Facebook, por exemplo.

“O Facebook é uma rede mundial que bilhões de pessoas podem ter acesso. Um post ofensivo ou preconceituoso, por exemplo, pode ser usado como prova em uma ação judicial. Já o Whatsapp supõe algo mais íntimo, compartilhado entre poucas pessoas”, explica o advogado Márcio Gonçalves. 

Outra situação comum é o uso das redes sociais por empresas, como forma de prova para demitir funcionários por justa causa. “O funcionário precisa observar o que é postado em seu perfil. Pode ocorrer justa causa quando há ofensa à honra ou comprometimento da imagem da empresa”, acrescentou.