A Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que 26 ônibus reservas estarão distribuídos nos terminais da Grande Vitória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Estudantes que têm o cartão de gratuidade poderão utilizá-lo para chegar aos seus locais de prova, mesmo não sendo um dia letivo.
LEIA TAMBÉM:
Com alerta de chuva forte, Defesa Civil diz quando é hora de sair de casa em caso de perigo
Previsão de chuva preocupa Defesa Civil e pode afetar Enem no Norte do ES
Carro bate em moto e veículos pegam fogo em Domingos Martins
Além disso, segundo a Ceturb-ES informou que os ônibus funcionarão nos horários normais para as rotas de domingo em toda a Região Metropolitana.
“A frota do Transcol vai funcionar normalmente com o quadro de horário do domingo. A operação especial será acompanhada de perto pelos agentes da Ceturb-ES nos terminais do Transcol, com o objetivo de garantir um percurso tranquilo para os estudantes”, informou a Ceturb-ES por nota.
Na Capital, as ciclofaixas e ruas de lazer serão suspensas durante a aplicação do exame no município.
Além disso, haverá reforço na segurança com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros e das Guardas Municipais.
A PM também realizará a escolta dos carteiros que farão o transporte das provas até os locais de aplicação.
No Estado, 74 mil pessoas fizeram inscrição para o ENEM, mas no primeiro dia, 26% não compareceram, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Alerta de chuvas
A aplicação da segunda etapa do Enem de 2024, no Norte do Estado, pode ser afetada pelas fortes chuvas que estão previstas para este domingo (10). De acordo com Hugo Ramos, coordenador de meteorologia do Incaper, a previsão é mais de 100mm de precipitação.
“A maior preocupação no domingo é a realização da prova do Enem. Podemos ter volumes de precipitação acima de 100mm na região Norte do Estado durante todo o dia”, alertou.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record