Geral

Reforma em casa: os cuidados necessários para evitar acidentes

Com o dinheiro do décimo terceiro, muitas famílias investem em pequenas reformas. Mas é preciso estar atento aos riscos para evitar acidentes

Foto: Divulgação/ Internet

Décimo terceiro salário, saque complementar do FGTS, o fim de ano do trabalhador foi de bolso recheado! Muitas famílias aproveitaram o dinheiro extra para realizar alguma reforma em casa. Mas é preciso estar atento, porque esses pequenos acertos lideram o ranking de acidentes com energia elétrica no país.

Os números impressionam. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), somente em 2018, a construção civil ou manutenção predial registrou o maior índice de acidentes com energia elétrica no País.

Liderando a lista de acidentes durante as reformas, está uma ocorrência bastante comum: encostar ferragens ou ferramentas na rede de energia, principalmente se o profissional está em andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis. Encostar na fiação, seja diretamente ou por meio de objetos, pode causar acidentes graves, como queimaduras e até mortes.

Para economizar, é comum que a pessoa faça a reforma por conta própria ao invés de contratar um especialista para realizar o serviço, como é o caso da família da Andressa Souza dos Santos, 41 anos, que trabalha como diarista.

Foto: Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal
Otávio, Eledirson e Eduardo Santos da Cunha ajudam a família nas reformas

Nas horas vagas, ela e o marido Eledirson Geraldo da Cunha, 51 anos, que é vendedor, reúnem os três filhos, Otávio Santos da Cunha, 22, Eledirson Santos da Cunha, 20 e Eduardo Santos da Cunha, 13, para cuidar das reformas. “A gente vai fazendo o que consegue para tentar economizar. A família toda ajuda, eu e meu filho mais novo somos os ajudantes. Fazemos muito pintura, reparo no muro, nós estamos agora fazendo o piso, adiantamos o que dá e depois chamamos o especialista”.

Apesar de envolver toda a família na obra, Andressa contou que a segurança sempre fica em primeiro lugar. “A gente evita os risco para não acontecer acidentes. A parte mais perigosa, meu marido e filho mais velho fazem, quando tem altura, por exemplo. O meu marido faz o possível para evitar acidentes, olha antes o local para não correr risco de encostar em fios. Com eletricidade ele não gosta muito de mexer, quando a coisa é mais grave a gente chama especialista”, explicou.

Para evitar esse tipo de acidente, é fundamental avaliar a distância entre o local de trabalho e os fios de energia antes de iniciar a atividade. “Fazer serviços próximos à rede elétrica merece toda atenção e análise de riscos. Não se deve, sob nenhuma hipótese, realizar obras perto da fiação, já que uma simples manutenção no telhado ou pintura da fachada, se não realizada com segurança, pode se tornar um grande perigo”, alerta Afonso Celso da Silva, gestor executivo de operação e serviços da EDP.

Durante uma construção ou reforma a primeira e principal medida a ser seguida é a distância mínima entre a obra e a rede elétrica. “Se estiver muito próxima da fiação é preciso acionar a EDP e solicitar o afastamento da rede pelo período da reforma. Esta orientação vale, também, para obras finalizadas e que ficaram próximas à rede”, informa o gestor da EDP.

O gestor lembra ainda que a instalação de antenas merece atenção especial. “Normalmente seus suportes são metálicos e, consequentemente, são condutores de eletricidade. Antes de realizar o serviço, verifique se o local em que a antena será instalada está longe da fiação, a fim de evitar que o equipamento toque os fios elétricos e provoque um curto-circuito”.

Em construções acima do 2º pavimento, o perigo é ainda maior, já que estão mais próximas da fiação da rede de média tensão, por onde passam até 69 mil volts. Uma aproximação de apenas 15 centímetros destas linhas é o suficiente para causar uma descarga elétrica, que pode provocar queimaduras graves, mutilações ou até mesmo levar à morte.

Entre as ações contínuas de conscientização, a EDP realiza campanhas educativas e inspeções em obras.

“O trabalho de educação e conscientização é a melhor maneira de evitar acidentes. A EDP procura sempre orientar a população sobre segurança com a rede elétrica”, afirma Silva.

Principais acidentes

Além de encostar materiais de trabalho na rede elétrica, os principais motivos para causar acidentes na construção civil são construir próximo à rede, deixando o telhado sem a distância segura para os profissionais fazerem a manutenção, colocar andaimes perto da fiação, fazer ligações clandestinas, os famosos gatos, ao construir ou ampliar imóveis.

Outro risco está em usar máquinas de grande porte, como tratores e retroescavadeiras, nos arredores da rede, instalar antenas no mesmo lado onde está a rede de energia, se apoiar nos fios ou na parte superior de postes e não tomar os devidos cuidados com a altura, para evitar quedas.