Cada vez mais o Espírito Santo conquista espaço quando o assunto é turismo. Desenvolvimento comprovado pelo avanço de 15 municípios capixabas no Mapa do Turismo Brasileiro, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur), dentre eles Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. Os municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico.
De acordo com a nova categorização, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante, classificadas como ‘C’, têm direito a um limite de R$ 400 mil, enquanto Domingos Martins, agora na categoria ‘B’, passa a acessar um teto de R$ 500 mil. A secretária de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Rejane Ewald, destaca que agora o objetivo é chegar à classificação “A”. “A classificação aumentou a capacidade de captação de recursos do município e pretendemos investir na capacitação de pessoal e em infraestrutura para receber melhor os turistas”, destacou.
Para aprimorar a recepção aos visitantes da cidade, a Prefeitura de DM realizará pesquisas qualitativas e quantitativas para entender o perfil do turista. “Vamos começar esse trabalho de estudo na Vila da Páscoa. Além disso, está em fase de estudos o projeto de novo evento gastronômico em DM”, adiantou Rejane.
Fortalecendo a região
Já o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Venda Nova, Marco Antônio Grillo, comentou que o avanço na avaliação do MTur é resultado do trabalho desenvolvido em parceria com o Estado e empresas da região.
“Agora, nosso desafio é investir no agroturismo e aumentar a oferta de empreendimentos, apoiando os pequenos produtores, sem perder de vista a segurança alimentar e a qualidade. Os turistas não querem somente o produto, querem conhecer a história das famílias. Também buscamos consolidar os eventos importantes do município como a Festa da Polenta, do Tomate”, disse.
Acima da média
O segmento de turismo no Espírito Santo cresceu acima da média do Brasil é o que apontam os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados em fevereiro.
O levantamento realizado em dezembro de 2017 mostrou que as atividades turísticas capixabas cresceram 5,4%, ficando em quinto lugar de crescimento e acima da média geral, que ficou em 2,8%. Quando comparado ao mesmo período de 2016, o crescimento sobe para 11,2%, colocando o ES em quarto entre os estados que mais cresceram no setor.