Geral

Reino Unido identifica dois primeiros casos da variante ômicron no país

As duas pessoas contaminadas fizeram viagens para a África do Sul, onde a mutação do vírus foi descoberta. O governo britânico acrescentou quatro países africanos à chamada lista vermelha de viagens.

Foto: Pixabay

O Reino Unido confirmou, na manhã deste sábado (27), dois casos de infecções pela variante ômicron do coronavírus, os primeiros registros da cepa no país.

O governo britânico emitiu um comunicado informando que os indivíduos contaminados foram isolados juntos das respectivas famílias.

A secretaria de Saúde da nação insular europeia explicou que um dos diagnósticos ocorreu em Chelmsford, no leste da Inglaterra, e o outro em Nottingham, região ao norte do país. 

As duas pessoas contaminadas estão ligados entre si e fizeram viagens à África do Sul, onde a mutação do vírus foi descoberta.

O Reino Unido acrescentou que incluiu os países Malaui, Moçambique, Zâmbia e Angola à chamada lista vermelha de viagens, com restrições a passageiros de voos com origem nesses locais. 

África do Sul, Namibia, Eswatini, Lesoto, Zimbábue e Botswana já haviam sido colocados no grupo na sexta-feira (26).

Bélgica foi o primeiro país europeu a confirmar presença da variante

A Bélgica se tornou o primeiro país europeu a confirmar a presença da variante ômicron nesta sexta-feira (26), que também já foi identificada em Hong Kong e em Israel.

A Alemanha revelou um caso suspeito neste sábado (27), mas ainda investiga a situação. Vários governos ao redor do mundo, incluindo Brasil e Estados Unidos, já anunciaram restrições de viagens a países africanos para tentar impedir a disseminação da cepa.

O secretário de Saúde britânico, Sajid Javid, afirmou que os casos são um lembrete de que a pandemia ainda não acabou. 

“Faremos tudo o que pudermos para proteger o público do Reino Unido contra esta ameaça emergente e é por isso que estamos aumentando a capacidade de teste para as comunidades afetadas e introduzindo restrições de viagem em mais quatro países”, explicou.