Chega ao fim a apuração da eleição na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o reitor Reinaldo Centoducatte foi reeleito para o mandato entre 2016-2020. O resultado final foi divulgado nesta quarta-feira (7).
A chapa 3, composta pelos professores Reinaldo Centoducatte, candidato a reitor, e Ethel Maciel, candidata a vice-reitora, foi a vencedora do pleito com um percentual de 51,1% dos votos válidos.
Já a chapa 1 – integrada pelos professores Gláucia Abreu, candidata a reitora, e Sávio Queiróz, candidato a vice-reitor – obteve o percentual de 48,5% dos votos.
Durante a campanha a chapa 3 propôs um projeto de implantação do Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento do Ensino; Expansão da Pós-Graduação e Extensão; Qualificação das políticas de gestão de pessoas e de assistência estudantil; Desnevolvimento de uma política institucional de esporte e lazer; e Modernização da gestão administrativa de forma profissional e ágil.
Por causa da greve dos servidores da Ufes, os votos foram registrados em cédulas. As urnas eletrônicas não foram utilizadas no pleito.
No dia 21, será enviado o relatório com o resultado final das eleições para os Conselhos Superiores (Universitário; Ensino, Pesquisa e Extensão; e Curadores) que vão homologar a escolha e encaminharão a lista tríplice para o Ministério da Educação, para a nomeação ser feita pela presidente Dilma Rousseff.
O resultado da pesquisa indicou que a chapa 3 obteve 707 votos dos professores, 664 dos servidores técnico-administrativos e 3.788 dos estudantes. A chapa 1, por sua vez, obteve 504 votos dos professores, 908 dos técnicos e 3.255 dos estudantes.
Foram registrados 27 votos brancos/nulos entre os docentes,78 entre os servidores técnico-administrativos e 115 entre os estudantes