O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espirito Santo (Crea-ES) emitiu uma nota de esclarecimento sobre o Relatório de Constatação da Estrutura da Segunda Ponte de Vitória, elaborado em 2017, mas que voltou à tona nos últimos dias por meio das redes sociais. O documento aponta uma série de anomalias e falhas de manutenção da ponte, principal ligação entre Vitória, Vila Velha e Cariacica.
Segundo o Crea-ES, o relatório foi elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Conselho atendendo a uma demanda da Comissão de Infraestrutura, de Desenvolvimento Urbano e Regional, de Mobilidade Urbana e de Logística da Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Coinfra).
De acordo com o Crea-ES, o documento foi entregue em dezembro de 2017 à Coinfra para os devidos encaminhamentos aos responsáveis pela manutenção da ponte. O Conselho afirma ainda que, até o momento, não recebeu nenhum documento oficial a respeito dos desdobramentos das recomendações contidas no relatório.
Veja o laudo do Crea-ES:
O Crea-ES ressaltou que “permanece à disposição dos órgãos envolvidos no sentido de contribuir no que for necessário, dentro de suas competências legais, para a qualidade e a segurança das obras e serviços de Engenharia em defesa da sociedade”.
O presidente da Coinfra, deputado estadual Marcelo Santos (PDT), informou que, ao tomar conhecimento do laudo, ainda em 2017, enviou uma cópia do parecer técnico ao Ministério Público Federal para que os órgãos responsáveis fossem acionados e tomassem as medidas cabíveis necessárias.
A responsabilidade da ponte é divida entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES). “O DER informou ter feito reparos nas juntas de dilatação e iniciou processo de limpeza da via ainda em janeiro de 2018. Já o Dnit, de acordo com o superintendente regional do departamento, Romeu Scheibe, está em fase final de levantamento de preços para, até a segunda quinzena deste mês, abrir o edital de licitação para que o reparo da ponte aconteça”, disse o deputado.
Marcelo Santos diz ainda que no fim do ano passado, a Coinfra enviou Nota Legislativa Recomendatória à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) – pasta responsável pelo DER – e ao Dnit solicitando um plano de vistorias para que a prevenção seja realizada.
Reunião
Na próxima semana, uma reunião entre membros da Assembleia Legislativa, do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) vai acontecer para elaboração de um cronograma de ações preventivas na Segunda Ponte.
“O estado de conservação da Segunda Ponte não é dos melhores e sabemos disso desde o final de 2017, quando o Crea vistoriou a estrutura e elaborou um laudo a pedido da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Assembleia. Assim que soube do fato, oficiei o Ministério Público Federal para que acionasse os órgãos competentes a fim de evitar tragédias no local”, comenta Marcelo Santos.
Segundo o deputado, quando não se faz uma manutenção preventiva, o Estado gasta até cinco vezes mais o valor para realizar medidas emergenciais. “Temos que nos reunir e elaborar um plano de trabalho com metas e prazos para que não aconteçam tragédias com construções em nosso Estado”, ressalta o parlamentar.