Geral

Relembre casos de crianças que morreram ao cair de básculas do banheiro

Os acidentes acontecem devido à ausência de tela de proteção; veja dicas de um tenente do Corpo de Bombeiros para ter segurança em casa

Foto: Reprodução/Record TV

Uma menina de 4 anos morreu nesta segunda-feira (7) após ter caído do 8º andar do prédio onde morava, no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo. 

A criança teria caído da janela do banheiro, o único cômodo do apartamento que não estava equipado com tela de proteção.

Ocorrências similares a essa são frequentes, muitas vezes devido à ausência de medidas de segurança, como telas de proteção em janelas de banheiros. 

Apesar de as aberturas geralmente serem menores, elas ainda oferecem espaço suficiente para que crianças passem por elas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A criança que sofreu a queda do edifício nesta semana faleceu após ter sido resgatada pela família. Apesar de ter sido levada a um hospital, não conseguiu resistir aos ferimentos.

RELEMBRE OUTROS CASOS

Foto: Reprodução/Record TV

Gustavo Souza Storto tinha 6 anos em 2015, quando caiu da janela do banheiro de seu apartamento, no 26º andar de um prédio em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. 

O menino morava com a mãe, mas na hora do acidente ela não estava em casa

Foto: Reprodução/Google Street View

Em 2016, um garoto de 4 anos, identificado apenas como Lucas, perdeu a vida após cair do 7º andar de um edifício localizado no bairro da Ponte São João, em Jundiaí, no interior de São Paulo. 

As investigações conduzidas pelo 3º Distrito Policial revelaram que a mãe da criança desceu até a portaria do condomínio para acompanhar a filha até a van de transporte escolar. 

Durante esse intervalo, o menino foi ao banheiro e subiu no vaso sanitário, que estava sob a janela. 

A perícia técnica da Polícia Científica concluiu que ele escalou a janela e, infelizmente, caiu em seguida. 

Os moradores acionaram as equipes do Corpo de Bombeiros, que prestaram socorro à criança e a levaram ao Hospital São Vicente de Paulo, onde o óbito foi confirmado.

Foto: Reprodução/Record TV

Em abril deste ano, Helena Peçanha de Paula Costa perdeu a vida após uma queda de um prédio em Guarapari, no Espírito Santo. 

Os residentes do condomínio foram surpreendidos por volta das 21h com o trágico incidente, que ocorreu nas proximidades da área da piscina. 

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou a menina caída e gravemente ferida. 

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi chamado, mas infelizmente Helena não conseguiu sobreviver aos ferimentos.

Segundo informações da PM, a criança caiu da janela do banheiro do apartamento, que era o único cômodo desprovido de uma rede de proteção.

Foto: Reprodução/Google Street View

Uma menina de 4 anos caiu da janela do banheiro de um apartamento localizado no 20º andar de um edifício em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. 

De acordo com detalhes do boletim de ocorrência, a criança estava se divertindo no banheiro enquanto sua mãe tinha ido até a portaria. O apartamento contava com redes de proteção em todos os ambientes, exceto no banheiro.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Orientar os filhos pode evitar acidentes 

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Wagner, lembra que é importante educar as crianças desde cedo para criar uma cultura de prevenção de acidentes, capaz de salvar vidas.

“Precisamos dialogar, utilizar de muita comunicação mostrando sempre à criança os perigos que aquele local representa, bem como os cuidados que deve ter, já a partir do primeiro ano de vida”, disse.

Telas de proteção precisam ser instaladas em todas as janelas

A principal ferramenta utilizada são as telas de proteção. O tenente lembra que não há uma norma específica para esse tipo de tela, mas orienta que as pessoas procurem uma empresa responsável que ofereça materiais de qualidade.

“A fixação das telas deve ser feita com ganchos posicionados do lado externo da janela ou básculas. Todos os locais, mesmo os com aberturas pequenas, como básculas, devem ter as telas de proteção, pois já houve ocorrência envolvendo crianças nesses locais”, orientou.

LEIA TAMBÉM: Justiça suspende isenção de taxa de estacionamento em shoppings de Vila Velha; entenda

Evite colocar móveis perto de janelas

Outra dica de segurança é sobre o posicionamento dos objetos dentro dos cômodos. A recomendação do Corpo de Bombeiros é evitar colocar os móveis perto de janelas. 

“Devemos evitar colocar móveis ou quaisquer outros objetos, como camas, logo abaixo das janelas, pois facilitam o acesso dos pequeninos”, lembrou o tenente-coronel.

*Com informações do Portal R7

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Avião especial decola de Vitória e leva paciente argentino de volta para casa