A rematrícula nas escolas públicas do Espírito Santo começam nesta segunda-feira (16). A Rematrícula é quando o estudante assegura a sua vaga, considerando a etapa ou a modalidade de ensino em que ele se encontra. Já na Transferência Interna, o estudante permanece na rede pública estadual, porém solicita ingressar em outra escola.
Aquele que deseja solicitar a Rematrícula ou a Transferência Interna pode retirar a ficha de solicitação no site da Sedu, no banner Chamada Pública Escolar 2016 ou procurar uma das unidades escolares em todo o Estado.
Os pais ou responsáveis, ou o próprio aluno quando maior de idade, devem preencher a ficha, de Rematrícula ou Transferência Interna, e entregar na escola em que o aluno está atualmente matriculado até o dia 20 de novembro.
Chamada Pública Escolar 2016
Rematrícula e Transferência Interna
Período: de 16 a 20 de novembro
A Rematrícula é quando o estudante assegura a sua vaga, considerando a etapa ou a modalidade de ensino em que ele se encontra. Já a Transferência Interna é quando o estudante permanece na rede pública estadual, porém solicita ingressar em outra escola.
Para a Rematrícula ou a Transferência Interna, os pais/responsáveis, ou o próprio aluno quando maior de idade, devem reafirmar o desejo de continuar ou mudar de unidade escolar.
As fichas de Rematrícula ou Transferência Interna já estão disponíveis no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2016, e também podem ser solicitadas nas unidades escolares em todo o Estado.
O resultado da Transferência Interna será divulgado no dia 18 de dezembro, a partir das 17 horas, no site www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2016.
Pré-matrícula
Período: de 27 de novembro a 14 de dezembro
A Pré-matrícula da rede pública estadual, é o período em que o estudante com idade mínima de 06 anos completos ou a completar até 31/03/2016, tem para cadastrar solicitação de vaga.
Nesta etapa, podem solicitar uma vaga na rede estadual estudantes matriculados nas redes públicas municipais, federal ou privada e também estudantes que não esteja matriculado em qualquer uma das redes de ensino.
A Pré-matrícula será realizada pela internet, por meio do site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2016. O estudante que não tiver acesso à internet, pode se dirigir a uma das escolas da rede pública estadual para realizar a sua solicitação de matrícula.
É importante ressaltar que para solicitar a Pré-matrícula é preciso preencher até cinco opções de unidades escolares onde deseja ingressar. A distribuição das vagas segue os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga, e aluno com menor idade.
O resultado da Pré-matrícula será divulgado no dia 18 de dezembro, a partir das 17 horas, no site www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2016.
Efetivação da matrícula com a participação das famílias
Período: de 21 a 30 de dezembro.
Nessa etapa é muito importante a participação das famílias. Aquele pai/responsável que não comparecer à unidade escolar, para efetivar a matrícula, não terá a garantia de vaga do aluno.
Para efetivação da matricula, é necessário que o nome do aluno conste na relação publicada no site da Sedu e que sejam apresentadas cópias dos documentos relacionados abaixo:
– Certidão de nascimento ou de casamento;
– Histórico escolar ou declaração de conclusão de série/ano;
– Comprovante de residência original através do IPTU, da fatura de energia, de água, de telefone, de contrato de locação ou outros documentos que comprovem;
– Título de eleitor e certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos;
– Laudo médico para os alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento.
– RG e/ou CPF, caso o aluno possua;
A novidade deste ano é que será necessária a apresentação da fatura de energia para identificar as coordenadas geográficas dos locais de residência dos alunos. O objetivo é melhorar a distribuição das vagas e otimizar o uso do transporte escolar que passará a ter um sistema georreferenciado.