Geral

Renovação da frota: ES terá 180 novos ônibus do Transcol em 2022, sendo 4 elétricos

Veículos impulsionados sem a necessidade de combustível estarão disponíveis na linha 515, que liga os terminais de Laranjeiras e de Campo Grande, a partir dos segundo semestre do ano que vem

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

Mais 180 novos ônibus, sendo quatro elétricos, estarão circulando nas ruas da Grande Vitória a partir de maio de 2022. O anúncio de renovação da frota foi feito na manhã desta quarta-feira (22), pelo governador do Estado, Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, em Vitória. 

Todos os novos veículos serão equipados com ar-condicionado, sistema de wi-fi e entretenimento a bordo, além do sistema InBus, que mostra a lotação em tempo real dos coletivos.

“Temos novidades boas para o transporte público. Nós estamos em um processo de renovação da frota. Já renovamos, de 2019 até aqui, quase 500 ônibus. Agora,  vamos renovar mais 180 ônibus em 2022. Então passaremos para 600 ônibus novos circulando neste período de quatro anos e isso é importante porque é qualidade para o usuário de transporte público da Região Metropolitana”, afirmou. 

Sistema vai testar quatro ônibus elétricos 

O sistema Transcol vai contar também, em período de teste, com quatro veículos elétricos. Segundo o governo estadual, os novos veículos possuem autonomia de rodagem em até 250 km. 

Eles levam duas horas para terem a bateria completamente carregada. Estarão disponíveis na linha 515, ligando os terminais de Laranjeiras (Serra) a Campo Grande (Cariacica), transportando uma média diária de 15 mil passageiros.

“A novidade é que começamos a dar um passo, que será estudado,  para que a gente migre, no decorrer dos próximos anos, para ônibus elétricos. Então nós vamos ter, desses 180, quatro ônibus elétricos, que farão o trajeto do Terminal de Laranjeiras até o Terminal de Campo Grande, diariamente, para testarmos o desempenho e o desenvolvimento deles. Dando certo, a gente vai estabelecer um cronograma de aquisição e migração para mobilidade elétrica porque isso é importante dentro do compromisso que nós temos de neutralidade de carbono aqui no Estado”, prometeu Casagrande. 

De acordo com o secretário de Estado Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o objetivo é testar a tecnologia para incorporação na frota do sistema.

“Os investimentos em renovação de frota precisam ser contínuos para garantir a qualidade do serviço que é prestado à população. A aquisição destes carros elétricos vai ajudar a entender melhor como eles vão se adaptar ao sistema e isso ajudará a definir os modelos que serão usados no Sistema Transcol para os próximos anos, levando-se em conta aspectos econômicos, ambientais e de conforto ao usuário”, explicou o secretário.

A previsão é de que parte dos novos veículos já entre em operação a partir de maio. Já os elétricos, segundo o governador, devem estar disponíveis a partir do segundo semestre de 2022.

O investimento dos ônibus elétricos ficou em torno de R$ 6 milhões. Já o investimento do restante dos novos coletivos foi de R$ 90 milhões. 

Em abril deste ano, os 70 primeiros veículos novos previstos para 2021 já tinham sido entregues. Os outros 230 veículos chegaram gradativamente até o final de julho, completando as entregas da renovação. Entre eles, estão 18 veículos articulados.

Leia também:  VÍDEO | Sistema Transcol terá quatro ônibus elétricos a partir do ano que vem