O quinto voo da operação de repatriação realizada pelo governo federal pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, no início da madrugada deste domingo (15).
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a aeronave KC-30, que pertence a Força Áerea Brasileira, deixou Tel Aviv neste sábado (14) e chegou ao Brasil às 1h45.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Junto com os passageiros, viajaram 16 animais de estimação, sete pets embarcados na cabine de passageiros e nove transportados no porão da aeronave.
A articulação do governo brasileiro teve início há uma semana, quando os atentados terroristas em Israel que se desdobraram em conflito armado de grandes proporções. Foi criado um gabinete de crise. As embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) foram acionados.
Um formulário online ajudou a identificar os brasileiros em situação de dificuldade. Mais de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar. Requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças foram adotados. O governo brasileiro também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv.
LEIA TAMBÉM: Ataque aéreo de Israel mata um dos líderes do Hamas e crise humanitária aumenta
Já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife e as aeronaves seguem indo e voltando para garantir o retorno de todos. No Brasil, a quarta aeronave com repatriados chegou ao Rio de Janeiro com 207 passageiros na madrugada deste sábado (14). O terceiro voo de resgate trouxe 69 passageiros e aterrissou na manhã de sexta-feira. Cinco desceram em uma escala em Recife (PE) às 6h07 e os demais no destino final da aeronave — a Base Aérea de Guarulhos (SP).
Os primeiros 211 brasileiros repatriados desembarcaram em um voo da FAB que chegou na quarta-feira à Base Aérea de Brasília (DF). Outros 214 chegaram na quinta-feira ao Aeroporto do Galeão, no Rio.