O gerenciamento de resíduos é um dos grandes problemas ambientais da atualidade, o que exige estudo e muita tecnologia. Mas, além da preocupação com o meio ambiente, pessoas e empresas têm buscado alternativas sustentáveis para cumprir o que determina a legislação, que prevê a responsabilidade compartilhada pelos resíduos produzidos por suas atividades diárias.
O desafio de muitos virou oportunidade para a Marca Ambiental, que criou a primeira central de tratamento de resíduos do Espírito Santo. Com mais de 20 anos de atuação, a CTR Marca se transformou em uma central pioneira no gerenciamento integrado de resíduos, garantindo soluções ambientais sustentáveis.
E tecnologia é a palavra-chave quando o assunto é tratamento de resíduo. Essa gestão eficiente depende de um conjunto de ações que envolvem segregação, coleta, transporte, tratamento e disposição final. “O investimento no gerenciamento correto e integrado de resíduos é uma questão de sustentabilidade, saúde e qualidade de vida da população. A busca por uma solução para os resíduos depende de um esforço entre prefeituras, órgãos públicos e privados e toda a sociedade”, explica o diretor geral da Marca Ambiental, Gustavo Ribeiro.
Com uma localização privilegiada, perto dos grandes centros geradores de resíduos do Estado, a Marca Ambiental ocupa uma área de 2,5 milhões de m², distribuída entre espaços para disposição de materiais, ampla área verde com animais, e viveiro de mudas de espécies nativas e exóticas. A CTR Marca atua desde 1995 propondo soluções para diversos setores como saneamento urbano, saúde, mineração, portos e aeroportos, petróleo e gás, construção civil e alimentos.
Com ações ligadas aos princípios da sustentabilidade, a CTR Marca Ambiental desenvolve, desde 2003, a sua responsabilidade socioambiental, com a realização de programas socioambientais na comunidade do entorno, com ênfase na educação ambiental a respeito do gerenciamento de resíduos para a sociedade.
Um projeto que busca promover a sustentabilidade ganha destaque dentro da área da Marca Ambiental. O Parque de Econegócios incentiva empresas a desenvolver atividades voltadas para a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. Dessa forma, os resíduos passam a ter um destino mais nobre: se transformam em soluções inovadoras e oportunidades para o mercado.
No processo de Gestão Integrada desenvolvida pela empresa estão o Gerenciamento de resíduos classe I; Gerenciamento de resíduos classe II – A e B; Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; Tratamento de Efluentes: chorume, fossa e lodo, efluentes industriais perigoso e/ou não perigoso; além do sistema de tratamento de resíduos oleosos no estado líquido ou semissólido.
Gerenciamento de Resíduos Classe I
Os sistemas implementados na CTR Marca para o gerenciamento de resíduos Classe I são focados na valorização dos resíduos, promovendo o tratamento de forma integrada, e garantindo aos clientes confiabilidade dos serviços prestados. Os materiais que fazem parte dessa categoria são considerados perigosos, como lâmpadas fluorescentes, solventes químicos, líquidos reveladores, tintas, resíduos laboratoriais, diversos contaminados com óleo, entre outros.
No processo de tratamento desses resíduos estão presentes os sistemas de armazenamento temporário, blendagem e disposição final em células industriais.
Gerenciamento de Resíduos classe II – A e B
Para o gerenciamento dos resíduos não perigosos, os domiciliares, a CTR Marca possui unidades de disposição final constituídas por células impermeabilizadas, com camadas de argila compactada e manta de PEAD, rede de drenagem e tratamento de líquidos percolados (chorume) e biogás.
Já os resíduos inertes, como os materiais vindos de construções, reformas, reparos, demolições de obras de construção civil, resultantes da preparação e da escavação de terrenos e resíduos do beneficiamento de rochas ornamentais, são direcionados a células específicas, devidamente preparadas para disposição final de resíduos Classe II B.
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde- RSS
A CTR Marca dispõe de tecnologia para o tratamento para resíduos provenientes de estabelecimentos de saúde, como por exemplo, hospitais, postos de saúde, clínicas veterinárias, clínicas estéticas, estúdios de tatuagem, clínicas odontológicas e demais estabelecimentos de saúde.
Tratamento de Efluentes
Trata-se de um completo sistema para receber, armazenar e tratar efluentes e resíduos semissólidos de terceiros off-site, utilizando modernas tecnologias que garantem o rigor técnico e a excelência operacional para o exercício dessas atividades.
O caráter inovador sempre fez parte do DNA da empresa. Como exemplo, a Marca Ambiental pesquisou, desenvolveu e opera há alguns anos, um sistema pioneiro e voltado para o tratamento de chorume de Aterro Sanitário. Ressalta-se também o sistema de tratamento implantado e em operação que se configura como a solução definitiva para o tratamento de fluidos de perfuração de atividades petrolíferas.
Credibilidade e inovação
O foco na sustentabilidade, na qualidade e no pioneirismo são alguns dos diferenciais da empresa. Na CTR Marca, todos os sistemas são licenciados e desenvolvidos com o rigor de qualidade da norma ISO 9001, implantada há mais de 10 anos, o que confere confiabilidade e credibilidade à sua atuação como o maior centro de gerenciamento integrado de resíduos do Espírito Santo.