Em pronunciamento na internet, na noite desta quinta-feira (16), o governador Renato Casagrande informou que respiradores que estavam sem utilização em hospitais capixabas estão sendo recuperados para atender a demanda de pacientes com o novo coronavírus.
Segundo Casagrande, 17 equipamentos já foram preparados para uso. Além destes, o Estado aguarda uma carga de 30 aparelhos que serão doados pela Suzano, empresa de papel e celulose.
O governador também disse que continua tentando fazer a compra de mais aparelhos no mercado internacional e que parcerias com a Ufes, empresas privadas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estão sendo formalizadas para que a questão dos respiradores seja solucionada.
“Nosso interesse é salvar vidas e proteger os mais vulneráveis no Estado do Espírito Santo. Continuemos em um trabalho de isolamento dos grupos de risco, de distanciamento social, de não aglomeração. É a disciplina necessária que nós precisamos ter agora e por um bom tempo. Essa é a única maneira da gente barrar o contágio e também a ´´unica maneira da gente ir retomando atividades econômicas o Estado”, finalizou.
Dados
O Espírito Santo já tem 856 casos confirmados da covid-19. Até às 16h30 de desta quinta-feira (16), o Estado registra 25 mortes.
Os dados foram atualizados e divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado, na tarde de hoje, na nova plataforma do governo que reúne as estatísticas referentes a doença em território capixaba, o Painel Covid-19.