Com o objetivo de diminuir os efeitos do barulho dos fogos de artifício e garantir uma festa de Ano Novo inclusiva, a Prefeitura de Vila Velha está distribuindo abafadores de som para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) desde segunda-feira (23).
Até esta quinta-feira (26), segundo dia da ação, já foram entregues 609 equipamentos. Ao todo, foram disponibilizados 1.000 abafadores, que podem ser retirados por qualquer pessoa que tenha a carteirinha de autista ou laudo médico que comprove o transtorno, independentemente de ser morador de Vila Velha ou não.
LEIA TAMBÉM:
> ES recebe alerta de chuvas intensas na região Sul; veja lista das cidades
> Médico, enfermeira, paciente e motorista de ambulância morrem em acidente
> Avião da Embraer que caiu pode ter sido atingido por míssil russo: 38 mortos
“Se a mãe (da pessoa com TEA) estiver aqui na nossa cidade e for de outro local, pode apresentar o laudo ou apenas a carteirinha do autista da sua cidade que será contemplada e vai ter condições de retirar, nos postos de entregas, o abafador”, explicou o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, em entrevista para o ES no Ar, da TV Vitória, nesta quinta-feira (26).
Os equipamentos serão entregues até o dia 31 deste mês em parceira com a Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). (Confira os pontos de retirada no fim da matéria)
A secretária municipal de Assistência Social de Vila Velha, Letícia Goldner, considera que os abafadores podem acabar antes do previsto, superando as expectativas da prefeitura acerca da procura.
“Estamos muito felizes com a repercussão positiva dessa iniciativa de garantir mais inclusão”, afirma ela.
O fornecimento dos equipamentos foi garantido pela empresa que ganhou a licitação para realizar a queima de fogos no Réveillon da cidade, a Vision Show Fireworks. O município não teve custos com os abafadores e ficou responsável pelo apoio logístico à distribuição.
Outra medida que visa garantir conforto e segurança para as pessoas com TEA na virada de ano é a adoção de fogos de artifício de baixo ruído. É o terceiro ano consecutivo que a prefeitura investe neste tipo de queima de fogos.
“Todos estão convidados. Todos serão super bem-vindos, mas também com muita inclusão para que os nossos autistas possam participar com suas famílias”, reforça Arnaldinho.
Pontos de distribuição dos abafadores de som:
– Apae (R. Cabo Aylson Simões, 1050 – Centro de Vila Velha): dia 27/12, das 8h às 12h;
– Unidade de Saúde de Barramares (Av. Califórnia, s/n°): dia 27/12, das 7h às 17h;
– Antiga Câmara de Vereadores (Praça Frei Pedro Palácios, s/n° – Prainha): dia 30/12, das 9h às 19h;
– Praça do Ciclista, na Praia de Itaparica: dia 31/12, das 15h às 18h;
– Calçadão, neta da avenida Jair de Andrade, em Itapuã: dia 31/12, das 15h às 18h;
– Calçadão, reta da avenida Champagnat, na Praia da Costa: dia 31/12, das 15h às 18h.