O hexa, infelizmente, não veio na Copa, mas para homenagear a atuação dos jogadores em campo, jacarés resgatados no Espírito Santo receberam os nomes dos jogadores Richarlison e Neymar, que se destacaram durante os jogos do mundial.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os craques encontrados são da espécie Caiman latirostris, mais conhecidos como jacaré-do-papo-amarelo. Tradicionais no solo capixaba, esses animais são considerados símbolos do Estado.
Em duas semanas, 14 jacarés foram resgatados no ES
Apesar da alta incidência deles por aqui, o doutor em Ecologia de Ecossistemas e coordenador do Instituto Caiman, Yhuri Nóbrega, explica que nesta época do ano, eles costumam aparecer ainda mais.
“O mês de dezembro marca o período em que eles mais aparecem nas cidades porque culmina com a transição da primavera para o verão. É o período de reprodução desses animais e com o aumento da temperatura, eles ficam mais ativos. Com isso, começam a andar mais pelas florestas e acabam saindo nas cidades. Nas últimas duas semanas, foram resgatados 14 jacarés em áreas urbanas do Estado”, explicou o coordenador.
Assim como os demais jacarés, Richarlison e Neymar foram encontrados em áreas urbanas. O “craque capixaba” em versão réptil foi visto na Rodovia das Paneleiras, em Vitória. Já Neymar, foi encontrado na Ponta da Fruta, em Vila Velha. Ele estava com um machucado na boca.
LEIA TAMBÉM: Dobra o número de espécies ameaçadas de extinção no ES; veja lista
Os animais foram resgatados pelo Instituto Caiman, organização criada em 2015 que atua em diferentes áreas, como a da pesquisa científica, resgate e reabilitação de animais silvestres, além da educação ambiental, comunicação e políticas para a proteção da mata atlântica.
Viu um animal silvestre? Saiba o que fazer!
O coordenador do instituto reforça a importância de entrar em contato com o Disque-Denúncia sempre que um animal silvestre for encontrado.
“A gente resgata todos eles e contamos com um plantão de 24 horas de serviço. O animal aparece, a equipe trata dele e, em seguida, devolve para a natureza. Caso você encontre, ligue para o 190 porque o 190 entra em contato com o Caiman, nossa equipe pega as informações e se prepara para fazer o resgate”, afirmou.