Geral

Rio Doce pode ultrapassar nível de inundação em Colatina

Em Linhares, o nível do rio já ultrapassou a cota de inundação e deve continuar subindo nas próximas horas. Os moradores das regiões ribeirinhas são orientadas a deixar as casas

Foto: Felipe Reis/PML

Os municípios banhados pelo Rio Doce estão em alerta devido ao volume de água que aumentou por conta da chuva nos últimos dias em Minas Gerais e no Espírito Santo. De acordo com o último boletim da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, que monitora o nível do rio, a água deve ultrapassar o nível de inundação ainda na noite desta segunda-feira (10) em Colatina, no Espírito Santo.

Segundo o boletim, o nível do rio no município estava em 556 centímetros às 19h, próximo dos 580 cm da cota de inundação. Por volta das 23h desta segunda, o nível deve oscilar na cota de 610 centímetros.

A Defesa Civil do município disse que está monitorando e que tem equipes de plantão para atender ocorrências. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelo número (27) 99883-0305.

Nível do Rio Doce deve continuar subindo em Linhares

Em Linhares, o rio já atingiu a cota de inundação. Às 19h, a água estava em 372 centímetros, bem acima dos 345 cm do nível de inundação. A previsão é que a cota oscile em cerca de 410 centímetros por volta das 0h desta terça-feira (11). 

Pela manhã, devido aos riscos de alagamento, a Defesa Civil de Linhares informou que as famílias da comunidade do Olaria já haviam sido orientadas a deixar suas residências e ir para o abrigo público no ginásio do bairro Conceição.

A Defesa Civil do município alertou ainda que a tendência é que o volume de água aumente em decorrência das chuvas que incidem na Bacia do Doce, em Minas Gerais, principalmente na Usina de Mascarenhas, que teve a vazão de água quase dobrada.

Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do plantão: (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.

LEIA TAMBÉM: Instituto emite três alertas de chuvas intensas para cidades do ES

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.