O nível do Rio Doce em Linhares recuou a 3,90 metros na manhã desta segunda-feira (17), quase 2 metros a menos desde que atingiu a marca de 5,81 metros, na última quinta-feira (13).
Com a redução do nível do rio, duas famílias da comunidade do bairro Olaria já retornaram para suas residências e a estrada de acesso à Povoação, via beira-rio, que estava interditada, já foi liberada para o trânsito de veículos de passeio.
Segundo a Prefeitura de Linhares, 11 famílias ainda se encontram acolhidas no ginásio poliesportivo do bairro Conceição e outras seis estão no ginásio poliesportivo do bairro Araçá, assistidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Leia também: Cheia do Rio Doce: Mulher ilhada em busca de ajuda médica é resgatada de helicóptero
Nos locais, elas recebem atendimento em saúde e psicológico, alimentação e produtos de higiene pessoal. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde está atualizando a carteira de vacinação da covid-19 e da gripe dos desabrigados, além de testes para detectar o novo coronavírus.
As equipes de salvamento continuam atuando nas áreas alagadas e as equipes da secretaria municipal de Obras já estão em campo para minimizar os impactos causados em estradas e rodovias que ligam Linhares a distritos e localidades do interior.
A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983-5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193 do Corpo de Bombeiros.
Leia também:
>> Cheia no Rio Itapemirim interdita rodovia no Sul do ES
>> Com cheia do Rio Doce, 39 pessoas precisaram sair de casa em Linhares e Colatina