Geral

Rio Doce ultrapassa cota de inundação e atinge casas em Linhares

A previsão é a de que o rio continue subindo nas próximas horas e fique próximo dos cinco metros

Foto: Kaio Henrique
Cais do Porto, em Linhares, já foi engolido pela água.

O Rio Doce ultrapassou a cota de inundação em Linhares. Pela manhã, a régua, que fica no Cais do Porto, marcava 4,00 metros, 55 centímetros acima da cota de inundação. A água já atingiu casas e, segundo a Defesa Civil, o rio deve continuar subindo.

No bairro Olaria, região que costuma ser bem castigada em casos de cheia do Rio Doce, a água invadiu quintais. Por isso, começa a ameaçar algumas casas que ficam na parte mais baixa da área.

Segundo o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, oito famílias vão ser retiradas do local e levadas ao ginásio poliesportivo do Conceição, preparado para receber os atingidos pelas chuvas. “Desde o último sábado estamos trabalhando preventivamente para minimizar os efeitos da chuva. Nossas secretarias estão mobilizadas para atender a população, caso haja necessidade, coordenadas pela nossa Defesa Civil Municipal”, disse.

O Rio Pequeno, que é um dos afluentes do Rio Doce, também subiu em consequência da cheia. Por causa disso, casas ribeirinhas ao Pequeno, que ficam na Avenida Beira Rio, no Centro de Linhares, já foram atingidas.

Foto: Kaio Henrique
Rio Pequeno: comparativo mostra o antes e depois da cheia.

O Rio Doce subiu mais de um metro em menos de 24 horas. Na manhã desse domingo (27), por volta de 8h, estava com 2,70. Foi ganhando nível durante o dia até chegar à marca dos 4,00 nesta segunda-feira (27).

Às seis da manhã, o último boletim da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que monitora toda a bacia do Rio Doce, mostrava que em todas as regiões, tanto em Minas Gerais quanto no Espírito Santo, o rio já tinha ultrapassado a cota de inundação.

Segundo a previsão da CPRM, a tendência é a de que o nível suba nas próximas horas, podendo atingir a cota de 4,80 metros por volta das 18h.

Voltamos com mais informações em instantes.